Tirol: clube que tem mudado a vida de centenas de crianças e jovens da periferia de Fortaleza

Situado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, o projeto usa o esporte como meio de inclusão social. Atualmente mais de 250 crianças e jovens da periferia capital cearense são atentidas

Fruto de um olhar visionário, o Centro de Formação de Atletas do Tirol (Cefat/Tirol) tem ganhado relevância no futebol cearense. Situado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, o projeto usa o esporte como meio de inclusão social e atende atualmente mais de 250 crianças e jovens da periferia.

A iniciativa começou como uma ação voltada para a prática de futebol de alguns funcionários do Grupo Pague Menos, em meados de 2008. Na época, Savyo Santos, que atuava como farmacêutico no empreendimento, era um dos responsáveis por organizar campeonatos para os trabalhadores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com o tempo, ele passou a convidar os melhores jogadores das disputas para treinar depois do expediente. A ideia se expandiu e o funcionário começou a vislumbrar a criação de um centro de lazer em um terreno baldio pertencente a empresa, que fosse voltado para os trabalhadores do grupo. 

Savyo elaborou o projeto e apresentou aos donos da companhia, que abraçaram a iniciativa e investiram em uma estrutura que envolveu, inicialmente, um Centro de Treinamento (CT) com campo, quadra, academia, comissão técnica e pelo menos 17 atletas que trabalhavam na empresa.

Dali surgiu o time, inicialmente chamado de Grêmio Recreativo Pague Menos. "Com esse trabalho junto aos funcionários, a gente começou a disputar algumas competições nos subúrbios de Fortaleza e começamos a nos destacar", relembra o representante.

Esse destaque começou a chamar a atenção de outros clubes. Em 2013, por exemplo, os atletas que jogavam no time foram convidados para atuar no América Futebol Clube pela terceira divisão do Campeonato Cearense. Na época, eles não apenas disputaram o torneio como ganharam a disputa.

"Isso gerou uma repercussão muito positiva, principalmente dentro da Pague Menos, e com essa repercussão positiva os sócios fundadores resolveram aportar um pouco mais de recursos também para gente expandir pra comunidade local e para o futsal", conta Savyo.

Clube foi o primeiro time cearense a adotar o modelo de SAF

Os atletas do Grêmio Recreativo ficaram emprestados para o América Futebol Clube por pelo menos mais dois anos. Enquanto isso, o centro ia se desenvolvendo e abrindo as portas também para a comunidade, atuando na formação de jovens atletas e promovendo a inclusão social por meio do esporte.

Em 2022, o clube deu um salto em questão de profissionalização e adotou o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), sendo o primeiro do Estado a aderir ao modelo. Passando a se chamar "Tirol CEFAT", o time também garantiu uma classificação inédita para a Copa São Paulo de Futebol Juniors 2023.

Quem também tem se destacado é o elenco Sub-20 do Tirol, que participou da Copa do Brasil deste ano. Apesar do esforço, a equipe se despediu da disputa após perder por 3 a 0 para o Bahia, na última quinta-feira, 7.

Além do trabalho em campo, o centro segue atuando na formação de atletas. Caio Vidal, jogador cearense que atualmente joga na Bulgária, foi um dos nomes que passaram pelo projeto. 

O CEFAT atende hoje mais de 250 crianças e jovens entre 7 e 20 anos de idade, firmando a proposta de "fomentar a prática da atividade física, a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente".

Atuando em cerca de cinco modalidades, o clube conta com reforço de mais 30 profissionais e uma estrutura ampla, adequada ao atendimento dos atletas. "Estamos aí nesse trabalho, de revelar jogadores e formar cidadãos", destaca Savyo Santos, que atualmente é o diretor administrativo do clube. 

Colaborou o repórter Mateus Moura



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tirol grêmio recreativo pague menos comunidade de fortaleza tiro futebol cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar