Participamos do

Fifa aprova teste para substituição adicional em caso de concussão

Segundo a diretriz, todo jogador com suspeita de concussão deve sair de campo e não voltar. Com isso, a equipe terá direito de fazer mais uma mudança

Em reunião anual realizada nesta quarta-feira, a Fifa e a Ifab aprovaram período de testes para uma mudança de regra: substituição em caso de concussão (lesão no cérebro). A ideia será desenvolvida ao longo de 2021 e tenta tratar com mais seriedade às concussões que ocorrem no esporte.

Segundo a diretriz, todo jogador com suspeita de concussão deve sair de campo e não voltar. Para não ser prejudicado numericamente, o time poderá substituir o atleta, independente do número de trocas realizadas anteriormente.

Segundo a Fifa, a novidade previne que jogadores sofram mais de uma concussão em um jogo, o que pode trazer danos graves à saúde do atleta; envia a mensagem de que, na dúvida, o jogador deve sair; tira a pressão de médicos para fazerem avaliações rápidas; e é fácil de ser seguida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir de janeiro, federações, confederações e organizadores de campeonatos poderão procurar a Fifa para adotar a regra temporariamente e dar feedback.

5 substituições, bola na mão e VAR

Outros temas foram discutidos e acordados na reunião. A Fifa prolongou o usou de cinco substituições para campeonatos locais que terminam até dezembro de 2021 e campeonatos internacionais que terminam até julho de 2022; o tema será revisitado na próxima reunião anual.

Com relação às penalidades após toques na mão, foi comunicado que nem todo toque é faltoso ou deva ser considerado. Em caso de movimento "anormalmente maior", o árbitro deve julgar a posição do braço ou da mão, relacionando com o momento da jogada.

A Fifa também anunciou que está trabalhando em inovações tecnológicas que tornariam o VAR barato e acessível para ser utilizado em campeonatos de menor orçamento.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar