Participamos do

Libertadores retorna em meio a uma pandemia implacável na América do Sul

Nove clubes, incluindo o atual campeão Flamengo e os argentinos River Plate e Boca Juniors, registraram casos positivos durante a quarentena desde o final de julho
10:17 | Set. 15, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Em meio ao panorama preocupante da América do Sul com a pandemia de covid-19, a Copa Libertadores 2020, suspensa em março, será retomada nesta terça-feira sob um rígido protocolo de saúde elaborado pela Conmebol, com casos positivos em alguns clubes e nenhum público no estádios.

O surgimento do novo coronavírus na região no final de fevereiro alterou abruptamente o cotidiano dos dez países sul-americanos, e o futebol não escapou da nova realidade exigida pela onda brutal de mortes e infecções.

Seis meses após a interrupção do torneio, a Conmebol retoma a fase de grupos da Libertadores na terceira rodada com um calendário adaptado ao cenário imposto pela pandemia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O rigoroso protocolo sanitário criado pela entidade que rege o futebol sul-americano, aprovado pelos governos da região, contempla, entre tantas e diversas medidas, a entrada de clubes sem quarentena aos países por apenas 72 horas, testes constantes de covid-19 em todos os envolvidos em jogos e estádios sem torcedores.

Contágios

Mas a agressividade do coronavírus pode voltar a atacar a Libertadores: nove clubes, incluindo o atual campeão Flamengo e os argentinos River Plate e Boca Juniors, registraram casos positivos durante a quarentena desde o final de julho.

O Boca, que busca seu sétimo título para se igualar ao compatriota Independiente como o maior vencedor da competição, registrou um surto no final de agosto que afetou 18 jogadores e 10 membros da equipe. Até o momento, todos os seus jogadores se recuperaram e receberam alta médica para continuar treinando.

O paraguaio Libertad, adversário do Boca Juniors na quinta-feira em Assunção, confirmou na semana passada o caso de um jogador infectado.

Já o River Plate, atual vice-campeão do torneio, relatou na sexta-feira o caso positivo do zagueiro Milton Casco, que está em isolamento apesar de não apresentar sintomas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar