Participamos do

Procurador extraordinário vai analisar denúncias contra presidente da Fifa

Gianni Infatintino, presidente da entidade máxima do futebol, terá denúncias analisadas pelas autoridades suíças
15:35 | Jul. 03, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Um procurador extraordinário foi nomeado para avaliar denúncias contra o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o procurador-geral Michael Lauber, sob suspeita de conluio, anunciou nesta sexta-feira, 3, a Autoridade de Vigilância do Ministério Público da Confederação Suíça (AS-MPC).

Stefan Keller, presidente do Supremo Tribunal e presidente do Tribunal administrativo do cantão de Obwald, agora terá a tarefa de examinar as denúncias criminais que foram transmitidas ao AS-MPC em 11 de junho. Outra denúncia também foi recebida "relacionada aos mesmos eventos", afirmou o Órgão de Fiscalização.

O promotor extraordinário terá que estimar se as denúncias são infundadas ou não, e se o procedimento deve continuar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um dos elementos desse caso são as três reuniões informais entre Infantino e Lauber, em 2016 e 2017.

Lauber foi sancionado com uma redução de 8% de seu salário, uma punição que ele recorreu perante o Tribunal Administrativo Federal.

A Fifa nunca negou as reuniões entre Infantino e Lauber, mas ressalta que o objetivo era mostrar que a Federação Internacional de Futebol "está pronta para colaborar com a justiça suíça".

Em um comunicado, a Fifa "comemora" nesta sexta-feira a decisão de nomear "sem demora" a figura do promotor extraordinário.

A entidade garante que continuará com "uma cooperação plena e transparente com as autoridades suíças" e deseja que "queixas anônimas sejam tratadas o mais rápido possível".

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar