Participamos do

"Nenhuma partida merece colocar em risco uma vida", afirma presidente da Fifa

Questionado sobre quando o futebol vai voltar, Gianni Infantino ressalta que a preocupação neste momento é controlar a pandemia de Covid-19
10:02 | Abr. 11, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se mostrou cauteloso em relação à possível data de reinício das competições de futebol, afirmando na última sexta-feira, 10, que "nenhuma partida merece colocar em risco uma vida".

Infantino se esquivou de falar abertamente sobre o calendário do futebol, insistindo na importância de se focar primeiramente na saúde.

+Futebol ainda não vai voltar nas próximas semanas, segundo presidente da Fifa

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nenhuma partida, nenhuma competição, nenhum campeonato merece colocar em risco uma vida. Seria totalmente irresponsável retomar as competições caso a situação não esteja 100% segura", declarou o dirigente.

Infantino anunciou o adiantamento de alguns pagamentos às federações para combater a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, além da criação no futuro de um fundo de ajuda para o futebol.

Desta forma, "o pagamento da segunda parte dos custos operacionais das associações-membro do programa Forward, prevista para o segundo semestre foram adiantados", explicou.

O programa Forward, criado em 2016 por Infantino, estabelece ajudas financeiras que repartem entre as federações um valor de 1,746 bilhão de dólares no período de 2019-2022.

As federações "precisam saber que não vamos abandoná-las e encontraremos soluções juntos. Nunca estarão sozinhas. Todo mundo saberá para onde vai o dinheiro e, principalmente, saberá o porquê de tal valor ir para tal lugar", disse Infantino em vídeo enviado às 211 federações-membro da Fifa.

O presidente da Fifa explicou que consultas estavam sendo feitas para "preparar uma resposta adaptada, com ajuda de um fundo dotado de uma estrutura de governança independente".

No início da semana, a Fifa se mostrou "flexível" sobre as questões mais jurídicas e sociais, recomendando que sejam alcançados acordos salariais entre jogadores e clubes, debilitados economicamente, adiando a janela de transferência de verão e prolongando os contratos a expirar até que se possa concluir a temporada.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar