Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Liga dos Campeões: Confira o guia das oitavas-de-final

Pela primeira na história da competição, apenas equipes das cinco principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) estão na disputa
18:08 | Fev. 17, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após dois meses de pausa, a bola vai voltar a rolar para a Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira, 18. Após o encerramento da fase de grupos, chegou a hora do mata-mata, o momento que somente uma equipe poderá manter o sonho vivo de conquistar a “orelhuda” na temporada 2019/20. Restando 16 clubes na competição, apenas dois terão o privilégio de disputar a final no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, que acontece no dia 30 de maio. 

Veja quais são os duelos das oitavas-de-final:

Liverpool x Atlético de Madrid

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ida: 18 de fevereiro, às 17h, no Wanda Metropolitano (Madri)

Volta: 11 de março, às 17h, em Anfield (Liverpool)

O atual campeão da Liga dos Campeões vai em busca de conquistar sua sétima conquista. Depois de ser campeão diante do Tottenham, na edição anterior, o Liverpool começou a atual temporada sem dar qualquer chance para a concorrência. A campanha na Premier League dos Reds não deixa nenhuma dúvida em relação ao potencial do time, são 76 pontos de 78 possíveis - o único tropeço foi um empate contra o Manchester United. Na competição continental, os Reds ficaram em primeiro lugar no Grupo E. Por isso, terão a vantagem de decidir o duelo em casa, no Anfield.

Conhecido por conseguir derrotar equipes mais fortes na competição, o Atlético de Madrid terá a ingrata missão de enfrentar o melhor time do Velho Continente. Nesta temporada, o time de Diego Simeone ainda não alcançou os resultados desejados pelos torcedores. No Campeonato Espanhol, o time está em quarto colocado e não consegue engatar uma sequência de vitórias. A falta de gols é um dos fatores que preocupam na competição nacional, são apenas 25 anotados em 24 partidas. Os espanhóis ficaram em segundo lugar no Grupo D, que foi liderado pela Juventus.    

Os Reds são os favoritos para avançar às quartas-de-final. O excelente momento vivido pelo clube pode prevalecer no duelo diante dos Colchoneros. Entretanto, a equipe espanhola tem condições de reverter o momento ruim e eliminar os atuais campeões.

PSG x Borussia Dortmund

Ida: 18 de fevereiro, às 17h, no Signal Iduna Park (Dortmund)

Volta: 11 de março, às 17h, no Parque dos Príncipes (Paris)

Após passar em primeiro no Grupo A, que também tinha o poderoso Real Madrid, o PSG busca quebrar a sina de eliminações e conquistar o seu primeiro título da Liga dos Campeões. Pela primeira vez, Neymar deverá jogar os dois confrontos das oitavas. Além do bom momento vivido pelo brasileiro, os franceses contam com a fase iluminada dos atacantes Mbappé e Icardi para avançar. Liderando o Campeonato Francês com folga, o técnico Thomas Tuchel não medirá esforços em levar a “orelhuda” para Paris.

O Borussia Dortmund tem uma grata surpresa em seu elenco que pode ser capaz de enterrar o sonho dos franceses, trata-se do atacante norueguês Haaland. Em apenas seis jogos, ele já anotou nove gols. Por outro lado, os Aurinegros contam com duas ausências importantes: Reus e Brandt. Na fase inicial, os alemães ficaram em segundo na chave mais equilibrada, que também tinha Barcelona e Inter de Milão.

Com um time melhor tecnicamente, o PSG tem o favoritismo para desbancar o Borussia e chegar às quartas-de-final. Entretanto, os Aurinegros têm totais condições de surpreender. A defesa comandada pelo capitão Thiago Silva deve tomar muito cuidado com a sensação norueguesa.

Valencia x Atalanta

Ida: 19 de fevereiro, às 17h, no Giuseppe Meazza (Milão)

Volta: 10 de março, às 17h, no Mestalla (Valência)

O Valencia acabou surpreendendo ao encerrar a fase inicial na primeira posição do Grupo H, que também tinha Chelsea e Ajax. Espanhóis e ingleses tiveram 11 pontos, porém, os Valencetistas ficaram em vantagem nos critérios de desempate. No Campeonato Espanhol, o time está na sexta posição, com 38 pontos. Com dois vice-campeonatos da Liga dos Campeões em 2000 e 2001, a equipe de Rodrigo Moreno e Gabriel Paulista tentará mais uma campanha histórica.

A Atalanta disputa sua primeira Liga dos Campeões e já conseguiu o feito de chegar no mata-mata. Depois de três derrotas nas três primeiras rodadas, os italianos mostraram poder de reação e conseguiram ficar em segundo no Grupo B. A boa fase da equipe também ocorre no Campeonato Italiano, atualmente ocupando a quarta posição, com 45 pontos. O clube de Bérgamo também está próximo de disputar a próxima edição da competição europeia.

Apesar da falta de tradição na Liga dos Campeões, a Atalanta quer continuar a aventura pelo Velho Continente. Mesmo sem estar em grande fase, o Valencia tem peças no seu elenco que podem desequilibrar o confronto. Neste confronto, o equilíbrio deve prevalecer.

RB Leipzig x Tottenham

Ida: 19 de fevereiro, às 17h, no Tottenham Hotspur Stadion (Londres)

Volta: 10 de março, às 17h, na Red Bull Arena (Leipzig)

Em dos grupos considerados mais fracos da fase inicial, o RB Leipzig aproveitou para fazer o bom futebol da equipe prevalecer em relação aos adversários. Com Timo Werner em campo, o time alemão quer aproveitar o faro de gol do artilheiro para desbancar o atual vice-campeão europeu. Na Bundesliga, o Leipzig está na briga pela liderança, apenas um ponto atrás do líder Bayern de Munique

O comandante que levou o Tottenham à final na temporada passada já não é mais o mesmo. Saiu Mauricio Pochettino e assumiu José Mourinho. Dono de dois títulos da Liga dos Campeões, o português terá de superar a ausência de Harry Kane - o principal jogador da equipe -, que volta apenas em abril. O momento do time leva os torcedores do Spurs a acreditarem na classificação, afinal, são seis jogos de invencibilidade.

Este é mais duelo que não se pode apontar um favorito. Com a vantagem de jogar a partida de volta em casa, o RB Leipzig pode usar isso à seu favor. O Tottenham já mostrou que fazer o jogo decisivo fora de casa não é um problema, visto que foi finalista nas mesmas condições em 2019/20.

Bayern de Munique x Chelsea

Ida: 25 de fevereiro, às 17h, no Stamford Bridge (Londres)

Volta: 18 de março, às 17h, na Allianz Arena (Munique)

O Bayern de Munique está voando neste momento da temporada europeia. O bom futebol dos Bávaros reapareceu entre o final do ano passado e o início deste ano, tanto que a equipe conseguiu assumir a liderança da Bundesliga. Para ir adiante na Liga dos Campeões, o clube da Baviera tem o artilheiro Robert Lewandowski, que lidera os goleadores da competição europeia com 10 gols. Por sinal, a força ofensiva do ataque do Bayern é um ponto alto deste time.

Quando a temporada do Chelsea começou muitos duvidaram da capacidade de Lampard comandar um time recheado de garotos. No teste inicial, o jovem elenco dos Blues conseguiu a aprovação, ao avançar em segundo no Grupo H. Neste momento da temporada, o clube londrino tem tido dificuldades para conseguir resultados positivos. Esse fator pode acabar prejudicando o time.

Em 2012, as duas equipes fizeram a final da Liga dos Campeões, que acabou com vitória do Chelsea nos pênaltis. Desta vez, o Bayern carrega o favoritismo para avançar contra um Chelsea repleto de jogadores inexperientes na principal competição europeia.

Barcelona x Napoli

Ida: 25 de fevereiro, às 17h, no San Paolo (Nápoles)

Volta: 18 de março, às 17h, no Camp Nou (Barcelona)

Em meio ao caos, o Barcelona precisou mudar de técnico no decorrer da temporada. Ernesto Valverde foi demitido e Quique Setién assumiu o cargo. As mudanças ainda não aconteceram e o Barcelona segue dependendo do talento de Messi para vencer as partidas. Com o desfalque de Luis Suárez, é o momento de Griezmann justificar sua contratação e tirar um pouco do peso dos ombros do craque argentino. No Campeonato Espanhol, os Culés estão brigando ponto a ponto com o Real Madrid pela liderança.

Quando se fala em Liga dos Campeões, o Napoli foi capaz de parar o Liverpool na fase de grupos, impondo uma derrota e um empate. Já quando se trata de Campeonato Italiano, os Napolitanos estão apenas em oitavo, 12 pontos atrás do primeiro time que está no G-4 do Calcio. Assim como o rival das oitavas, a equipe italiana recorreu a mudanças no comando técnico. Carlo Ancelotti foi mandado embora e veio Gennaro Gattuso.

O Barcelona não está nos seus melhores dias, mas a classificação diante do Napoli é provável. O fator Messi tem tudo para ser preponderante à favor da equipe blaugrana. Enquanto o Napoli tentará repetir a receita que fez contra o Liverpool e atrapalhar os planos da equipe espanhola.

Juventus x Lyon

Ida: 26 de fevereiro, às 17h, no Groupama Stadium (Lyon)

Volta: 17 de março, às 17h, no Allianz Stadium (Turim)

Com oito títulos consecutivos do Campeonato Italiano, a Juventus vai encontrando dificuldades para manter a liderança nesta temporada. Na liderança, a Velha Senhora tem 57 pontos, um na frente da Lazio e dois da Inter de Milão. Na Liga dos Campeões, a equipe ficou em primeiro no Grupo D. Além da vantagem de decidir o duelo em casa, o fator Cristiano Ronaldo é o principal motivo que faz o torcedor bianconero acreditar na conquista da competição continental. Em 2020, o craque português já fez 12 gols em 10 jogos.

O Lyon é o clube mais “brasileiro” das oitavas de final da Liga dos Campeões. No total, são seis jogadores nascidos em terras tupiniquins (Rafael, Marçal, Thiago Mendes, Marcelo, Bruno Guimarães e Jean Lucas). A equipe francesa, que tem Juninho Pernambucano na diretoria, avançou em segundo no Grupo G. A situação no Campeonato Francês não é das melhores. A equipe ocupa apenas a 11° posição, sete pontos distante da zona de classificação da Liga dos Campeões.

A Juventus tem todo o favoritismo do confronto e cabe aos comandados de Maurizio Sarri confirmar a superioridade. Por conta do momento ruim vivido, uma classificação do Lyon será considerada a famosa zebra.

Manchester City x Real Madrid

Ida: 26 de fevereiro, às 17h, no Santiago Bernabéu (Madri)

Volta: 17 de março, às 17h, no Etihad Stadium (Manchester)

O Manchester City está 25 pontos atrás do Liverpool no Premier League. Uma reviravolta na liderança já parece algo improvável. Com isso, resta aos Citizens lutar pela taça da Liga dos Campeões. Dono de dois títulos da competição, Pep Guardiola tem conhecimento de sobra para conduzir sua equipe até as fases mais agudas. O time azul de Manchester certamente irá apostar todas suas fichas na competição europeia. Entretanto, enfrentar o maior vencedor da competição europeia não estava nos planos.

A temporada do Real Madrid começou bem devagar, com vários tropeços nos jogos iniciais da Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol. Aos poucos, o time foi dando certo e a equipe atualmente ocupa a liderança da competição nacional, com um ponto na frente do Barcelona. No comando técnico, Zinedine Zidane sabe o caminho das glórias. Afinal, o técnico já foi campeão em três oportunidades pelos Blancos (15/16, 16/17 e 17/18). Com um retrospecto favorável na competição, a expectativa de Zizou é de levar a equipe até as fases decisivas.

O duelo entre as duas equipes é um dos mais esperados das oitavas-de-final. O equilíbrio no confronto deve prevalecer. Em virtude disso, a equipe conseguir capitalizar os erros do adversário deve avançar às quartas.

Veja momentos marcantes da fase de grupos:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar