Participamos do

Números do Derby: a eficiência de Jô e o renascimento de Borja

Um é experiente, já jogou na Europa, disputou Copa do Mundo e soube dar a volta por cima quando a carreira começou a degringolar. O outro é jovem, promissor, começou a defender sua seleção recentemente e ainda tenta se reerguer depois de não corresponder às expectativas dos mais entusiasmados com seu futebol. O Derby desse [?]
09:15 | Nov. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um é experiente, já jogou na Europa, disputou Copa do Mundo e soube dar a volta por cima quando a carreira começou a degringolar. O outro é jovem, promissor, começou a defender sua seleção recentemente e ainda tenta se reerguer depois de não corresponder às expectativas dos mais entusiasmados com seu futebol. O Derby desse domingo pode colocar frente a frente Jô, centroavante do Corinthians, e Borja, maior contratação da história do Palmeiras.

No Campeonato Brasileiro, o camisa 7 do Timão tem 15 gols, um a menos que o artilheiro Henrique Dourado e já deu duas assistências em 29 partidas que esteve em campo. Por outro lado, o atacante colombiano do Verdão fez oito jogos a menos, porém, muitos deles saindo do banco de reservas. Foram só seis gols e nenhuma assistência. Jô ainda é mais eficiente driblando, sofrendo faltas e finaliza mais que o dobro de vezes do que seu ?concorrente?.

Também não há discussão sobre o custo-benefício paras os clubes, sendo que Jô chegou de graça a equipe do parque São Jorge, que o revelou para o futebol, e os palestrinos tiveram de desembolsar cerca de R$ 33 milhões pelo ex-melhor jogador da América pelo Nacional de Medellín.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os números, no entanto, não valem de nada para domingo. Principalmente porque a dinâmica do futebol permite reviravoltas repentinas. E uma delas está fazendo os alviverdes voltarem a depositar confiança em Borja. Desde a saída de Cuca, o colombiano vem ganhando confiança e marcou três gols nos últimos três jogos, depois de passar 17 partidas sem balançar as redes.

Não dá para dizer que Jô vive má fase. Seu desempenho até caiu diante da queda de produção coletiva do alvinegro, mas ainda assim o centroavante de 1,88m tem sido fundamental para o time de Carille. Dos oito gols marcados pelo Corinthians no segundo turno do Brasileirão, Jô fez quatro.

Apesar do risco de perder a reta final da competição, é certo que Jô estará em Itaquera comandando o ataque do Corinthians na ?final? de domingo e, como sempre, com o estigma de ser a maior esperança de gol da Fiel Torcida. Borja ainda não é um titular absoluto, principalmente se William estiver à disposição, mas tem grandes chances de ganhar nova oportunidade. E um gol no Derby, aliado a uma vitória palmeirense, pode mudar de vez a vida do colombiano no Brasil.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente