"Fortaleza era uma força emergente que se tornou realidade", afirma diretor da Sports Value
Amir Somoggi analisa o crescimento do Tricolor e projeta maior evolução no cenário nacional nos próximos anosEm entrevista exclusiva ao programa Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira, 23, Amir Somoggi, diretor da Sports Value, analisou a gestão do Fortaleza e destacou a evolução do clube no cenário do mercado esportivo nacional.
“De 2020 a 2023, o Fortaleza vem só evoluindo. Têm casos de clubes que caíram, clubes que estão estagnados e têm alguns clubes que estão subindo. E o Fortaleza era uma força emergente que se tornou realidade. Não é mais uma força emergente. Um clube que disputa com times que têm milhões a mais de torcedores”, afirmou o gestor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Estudo realizado pela Sports Value apontou o crescimento do Fortaleza nos últimos quatro anos como o terceiro maior do futebol brasileiro. Conforme os dados da pesquisa, o clube do Pici é o 13º mais valioso do país, estipulado em R$ 636 milhões.
Ao ser questionado sobre perspectivas para o Tricolor do Pici, Amir Somoggi ressaltou a força do Fortaleza no mercado com a transição para o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
“Agora num patamar como SAF, o clube poderia vender 20% do capital, ingressar dinheiro, colocar 100 milhões em contratações, aumentar a folha salarial de forma substancial e ir para o top 5 do Brasil”, avaliou o especialista.
Acerca das finanças do Tricolor do Pici, Somoggi considera o clube como top-10 em receitas. “Não dá pra deixar passar números tão positivos de um clube que luta, como todos os outros clubes de fora do eixo, e tem conquistado seu espaço."
Além do destaque ao que já foi conquistado recentemente pelo clube, Amir mostrou otimismo e confessou notar similaridades entre o projeto de gestão recente do Fortaleza e a reestruturação do Flamengo no início da década passada.
“O Fortaleza está fazendo um trajeto parecido com o que fez o Flamengo desde a sua reestruturação. O caso do Flamengo é um pouco mais complicado, porque o Fortaleza não tem a torcida do Flamengo então ele tem que lutar com as armas que tem”, pontuou
Após a análise mercadológica do clube, Somoggi não deixou de atribuir o sucesso do time à gestão liderada por Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza. “É uma gestão com visão”, disse o gestor.
Sports Value
No início desta semana, a consultoria especializada em mercado esportivo, Sports Value, divulgou um estudo a respeito da valorização dos times brasileiros. O Fortaleza surpreendeu como o clube mais valioso do Nordeste. De acordo com a pesquisa, o Tricolor cresceu 150% entre 2020 e 2023.