Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Por fim de jejum na Série A, Fortaleza recebe Atlético-MG na Arena Castelão

De olho em permanência no G-4, Tricolor enfrenta líder Galo e quer repetir a dose do duelo do primeiro turno. Benevenuto e Felipe voltam à equipe titular
20:15 | Set. 11, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Repórter de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em duelo no topo da classificação do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Atlético-MG medem forças a partir das 16 horas deste domingo, 12, na Arena Castelão, pela 20ª rodada - a primeira do returno. A equipe do Pici quer pôr fim ao jejum de triunfos para se manter no G-4, enquanto os mineiros querem seguir na liderança isolada.

O Leão amarga sequência de cinco jogos sem vitórias - quatro pela competição por pontos corridos e um pela Copa do Brasil. Apesar da derrota para o Bahia e dos empates com Santos-SP, Juventude-RS e Cuiabá-MT, os comandados de Juan Pablo Vojvoda não perderam o posto no G-4, mas viram adversários diretos se aproximarem.

Um triunfo contra o Galo, portanto, é fundamental para se manter no grupo de classificação à Copa Libertadores e para resgatar a confiança às vésperas do confronto decisivo diante do São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O mando de campo pode ser um aliado, já que o Tricolor está invicto no Gigante da Boa Vista e tem o segundo melhor aproveitamento como mandante do Brasileirão.

Em contrapartida, os números do time de Cuca longe do Mineirão dão o tom do nível de dificuldade do embate. O Atlético-MG é o segundo melhor visitante e perdeu pela última vez na competição no dia 27 de junho, fora de casa, para o Santos-SP. Desde então, emendou 11 partidas de invencibilidade - nove vitórias e um empate - e chegou à ponta da tabela.

Diante do líder, Vojvoda contará com dois retornos importantes entre os titulares: o zagueiro Marcelo Benevenuto, recuperado da Covid-19, e o volante Felipe, que cumpriu suspensão automática. A dupla reassume os postos nos lugares de Jackson e Matheus Jussa, respectivamente.

Com a seca de gols dos atacantes nos últimos compromissos, o setor ofensivo também deverá ter mudanças. Sem poder atuar na Copa do Brasil por já ter defendido o Palmeiras-SP, o meia Lucas Lima pode ganhar a primeira chance de começar jogando para preservar Matheus Vargas visando o jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, 15. Já o experiente Wellington Paulista deve reaparecer entre os titulares.

O Galo, por sua vez, terá baixas de peso. O atacante venezuelano Savarino sentiu dores em jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo e virou desfalque. Já o volante Tchê Tchê se recupera de contusão no joelho direito. O goleiro Everson, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk retornaram da seleção brasileira e serão titulares, a exemplo do paraguaio Junior Alonso.

Fortaleza x Atlético-MG

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Éderson, Lucas Lima e Lucas Crispim; Robson e Wellington Paulista (Ángelo Henríquez).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Atlético-MG
4-3-3: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Zaracho e Nacho Fernández; Keno, Hulk e Eduardo Vargas.
Técnico: Cuca

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 12/9/2021
Horário: 16 horas (horário de Fortaleza)
Árbitro: Braulio da Silva Machado/SC
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro/SC e Johnny Barros de Oliveira/SC
VAR: Wagner Reway/PB
Transmissão: TV Verdes Mares, Premiere, Rádio O POVO CBN e Tempo Real O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Série D: Bangu e Joinville empatam em 1 a 1

Esportes
18:32 | Set. 11, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tudo igual no confronto de ida entre Bangu e Joinville (JEC) pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Com um tempo para cada equipe e arbitragem polêmica, os times deixaram o Estádio de Moça Bonita com 1 a 1 no placar e agora definem a vaga para as oitavas de final no próximo sábado (18), às 15h, na Arena Joinville.

Líder do Grupo 8 na primeira fase, invicto e com a melhor defesa da competição, o JEC começou o jogo com maior posse de bola e pressionando o adversário, mas a primeira grande chance foi do Bangu. Em contra-ataque, Rafael Carioca invadiu a  área e chutou de canhota, por cima do gol de Rafael Pascoal.

Depois do susto, o Joinville conseguiu neutralizar as investidas do Bangu e dominou completamente o primeiro tempo, criando muitas oportunidades. No entanto, o gol só saiu aos 46 minutos, em cobrança de escanteio de Chrystian que Fernando completou de cabeça para abrir o placar. Apesar da vitória parcial, o time de Santa Catarina poderia ter saído para o intervalo com vantagem maior.

O árbitro Ronei Candido Alves deixou de marcar um pênalti a favor do Joinville aos 23 minutos, quando apontou falta de Paulo Victor fora da área, mas a infração ocorreu dentro da área do Bangu. Logo depois, aos 27 minutos, Renan Oliveira completou desvio após cobrança de escanteio e botou a bola para dentro do gol, mas a arbitragem assinalou impedimento inexistente.

Precisando reagir, o Bangu voltou para o segundo tempo com outra postura, pressionando o Joinville no campo de defesa. A equipe de Moça Bonita logo chegou ao empate. Boa jogada de Luis Araújo pela direita. O camisa 10 passou a Rochinha, que encontrou Rafael Carioca sozinho na pequena área para deixar tudo igual, aos 13 minutos.

No minuto seguinte ao empate, o Bangu teve a chance da virada com Rochinha. Ele entrou sozinho na cara do goleiro Rafael Pascoal, mas perdeu a oportunidade. Mesmo melhor na etapa complementar, o time da casa não conseguiu furar a defesa visitante novamente e o jogo terminou no 1 a 1.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Após virada no Mineirão no 1º turno, Fortaleza reencontra Atlético-MG; veja retrospecto

Histórico
18:23 | Set. 11, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na parte de cima da classificação, Fortaleza e Atlético-MG se reencontram neste domingo, 12, a partir das 16 horas, na Arena Castelão, pela 20ª rodada da Série A. Depois de 105 dias do triunfo tricolor de virada no Mineirão, as equipes voltam a medir forças em um confronto com histórico equilibrado na elite.

Na manhã de 30 de maio, em Belo Horizonte, o Galo saiu na frente com gol do atacante Hulk, de pênalti - a infração foi contestada pelos visitantes. No segundo tempo, com dois gols de Yago Pikachu, o Leão assegurou a vitória por 2 a 1 nos acréscimos e largou com resultado positivo na competição.

Desde então, o time do Pici se manteve sempre nas primeiras posições do Brasileirão - foram 17 das 19 rodadas dentro do G-4 - e atualmente ocupa o terceiro lugar, com 33 pontos. Já os mineiros tiveram início oscilante, mas deslancharam com 11 jogos de invencibilidade e chegaram à liderança, com 39 pontos.

Na abertura do returno, o Fortaleza almeja pôr fim à sequência de cinco jogos sem vencer - quatro pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil. Os três empates e a derrota deixam a terceira posição sob ameaça em caso de novo tropeço, o que aumenta a relevância do embate contra o Atlético-MG.

Na Série A por pontos corridos, o Tricolor enfrentou o Galo nove vezes em cinco temporadas, com quatro vitórias, três derrotas e três empates. Como visitante, além do resultado positivo neste ano, foram dois reveses, uma igualdade e outro triunfo.

Nos jogos dentro de casa - a exemplo deste domingo, 12 -, o Leão soma duas vitórias, um empate e uma derrota. No último encontro na Arena Castelão, em outubro de 2020, a equipe do Pici venceu por 2 a 1, com gols de David e Bruno Melo - Eduardo Sasha descontou para os mineiros.

Confira o retrospecto de Fortaleza x Atlético-MG pela Série A:

  • Atlético-MG 1x2 Fortaleza - Série A 2021
  • Atlético-MG 2x0 Fortaleza - Série A 2020
  • Fortaleza 2x1 Atlético-MG - Série A 2020
  • Fortaleza 2x2 Atlético-MG - Série A 2019
  • Atlético-MG 2x2 Fortaleza - Série A 2019
  • Atlético-MG 2x3 Fortaleza - Série A 2005
  • Fortaleza 1x4 Atlético-MG - Série A 2005
  • Atlético-MG 2x0 Fortaleza - Série A 2003
  • Fortaleza 4x3 Atlético-MG - Série A 2003

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Na estreia de Tiago Nunes, Ceará e Grêmio se enfrentam na Série A visando subir na tabela

SÉRIE A
18:22 | Set. 11, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ceará e Grêmio se enfrentam neste domingo, 12, às 11 horas, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto será a estreia do treinador Tiago Nunes a frente do Vovô. A equipe cearense quer voltar a vencer para subir na tabela, enquanto o Imortal quer sair da zona de rebaixamento.

Em maio deste ano, em duelo válido pela primeira rodada do Brasileirão, o Alvinegro venceu o Tricolor gaúcho por 3 a 2, com gols de Cléber, Rick e Jorginho. Na ocasião, Tiago Nunes ainda era treinador do Grêmio. Em sua estreia pelo Vovô, o comandante enfrenta o seu ex-clube e tem como objetivo alcançar a primeira vitória do Ceará como visitante no torneio.

 

Com duas derrotas e dois empates nos últimos quatro compromissos pela Série A, o Ceará abre a rodada na 10ª colocação, com 24 pontos e um jogo a menos. Fora de casa, o Alvinegro conquistou apenas seis pontos e tem 22,22% de aproveitamento. Uma vitória do Vovô pode colocar a equipe na sétima colocação da tabela. Para isso, no entanto, é necessário que Atlético-GO (8º) e Fluminense-RJ (7º) não vençam seus jogos.

Na zona de rebaixamento desde a segunda rodada, o Grêmio é o penúltimo colocado da competição e tem o quarto pior aproveitamento como mandante. Em nove partidas disputadas em casa, o Imortal teve duas vitórias, quatro empates e três derrotas, que renderam dez pontos conquistados e aproveitamento de 37%. 

O Vovô chega para o duelo com três desfalques confirmados, todos por lesão: o lateral-direito Buiú, com inflamação no joelho, o zagueiro Klaus, que se recupera de uma cirurgia no ombro, e o volante Oliveira, em período de transição. 

Já o Grêmio não poderá contar com o seu principal jogador, Douglas Costa. O meia-atacante se lesionou na partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e está fora da partida diante do Ceará.

Ficha Técnica

Grêmio x Ceará

Grêmio
4-3-3: Gabriel Chapecó; Rafinha, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes (Vanderson); Thiago Santos, Villasanti e Campaz; Alisson, Borja e Ferreira.

Ceará
4-3-3: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (Pedro Naressi), Fernando Sobral e Vina; Lima, Jael e Erick (Mendoza). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS
Data: 12/9/2021
Horário: 11 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira de Amaral (SP)
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN e Tempo Real O POVO

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Atlético-MG divulga relacionados para o jogo contra o Fortaleza; confira a lista

Relação definida
18:07 | Set. 11, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Atlético-MG enfrenta o Fortaleza pela 20ª rodada do Brasileirão neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Castelão. Para o confronto, o Galo relacionou 23 jogadores.

De acordo com o clube, Savarino está fora da lista após sentir dor na virilha em uma partida da seleção venezuelana contra o Paraguai.

A primeira partida entre os times foi em 1974, também pelo Campeonato Brasileiro, e terminou em 1 a 0 para a equipe cearense. No total, os dois se encontraram em 13 oportunidades, resultando em cinco vitórias mineiras, seis do Leão do Pici e dois empates. Nos gols, são 26 para o lado do Atlético e 20 do Fortaleza.

Confira a lista dos relacionados do Atlético-MG:

Goleiros: Everson e Rafael

Zagueiros: Junior Alonso, Igor Rabello, Nathan Silva e Réver

Laterais: Guilerme Arana, Dodô, Guga e Mariano

Meio-campistas: Calebe, Allan, Dylan, Hyoran, Jair, Nacho, Nathan e Zaracho

Atacantes: Diego Costa, Hulk, Keno, Sasha e Vargas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Após vitória nos acréscimos no 1º turno, Ceará reencontra Grêmio; veja retrospecto

Histórico
17:30 | Set. 11, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de 105 dias, Ceará e Grêmio-RS voltam a se enfrentar neste domingo, 12, a partir das 11 horas, em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vitorioso no confronto do primeiro turno com gol nos acréscimos, a equipe de Porangabuçu reencontra o time gaúcho em busca do primeiro triunfo como visitante e com um retrospecto equilibrado à prova.

Na partida do dia 30 de maio, na Arena Castelão, pela primeira rodada da competição, o Alvinegro abriu 2 a 0 com gols de Cléber e Rick, mas viu o Tricolor reagir pelos pés de Vanderson e Ricardinho. O gol que selou o placar de 3 a 2 saiu aos 49 minutos, com o meia Jorginho.

De lá para cá, os dois times passaram por mudanças e vivem cenários diferentes na elite. O Vovô emendou longa sequência invicta, mas agora amarga quatro jogos sem vencer - dois empates e duas derrotas - e demitiu Guto Ferreira no final de agosto. O time preto e branco está na 10ª posição, com 24 pontos.

O substituto escolhido foi o gaúcho Tiago Nunes, que comandou o Imortal no início do Brasileiro e foi demitido pelos maus resultados. Com Felipão, o escrete azul, preto e branco segue na zona de rebaixamento, na penúltima posição.

Nos duelos da Série A por pontos corridos, Ceará e Grêmio-RS têm histórico equilibrado. Em 11 partidas disputadas em seis temporadas, foram cinco vitórias para cada lado e um empate. Em seis jogos como mandante, a equipe cearense venceu quatro, empatou um e perdeu outros.

Já fora de casa - a exemplo deste domingo, 12 - foram quatro reveses e um resultado positivo. O único triunfo em solo gaúcho contra o Tricolor foi no Brasileirão de 2011, por 3 a 1, com três gols do atacante Felipe Azevedo - Douglas descontou para os donos da casa.

Confira o retrospecto de Ceará x Grêmio-RS pela Série A:

  • Ceará 3x2 Grêmio-RS - Série A 2021
  • Grêmio-RS 4x2 Ceará - Série A 2020
  • Ceará 1x1 Grêmio-RS - Série A 2020
  • Grêmio-RS 2x1 Ceará - Série A 2019
  • Ceará 2x1 Grêmio-RS - Série A 2019
  • Grêmio-RS 3x2 Ceará - Série A 2018
  • Ceará 0x1 Grêmio-RS - Série A 2018
  • Grêmio-RS 1x3 Ceará - Série A 2011
  • Ceará 3x0 Grêmio-RS - Série A 2011
  • Grêmio-RS 5x1 Ceará - Série A 2010
  • Ceará 2x1 Grêmio-RS - Série A 2010

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags