Fim de tabus e 100% contra paulistas, Fortaleza se prepara para encarar o Santos na Série A

O Leão quebrou marcas que duravam mais de 16 anos contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras, além do triunfo contra o Bragantino, e agora enfrenta o Peixe

Após o bater o Palmeiras no último sábado, 7, pela 15ª rodada da Série A, o Fortaleza volta suas atenções para o duelo contra o Santos. Embalado, o Leão encara o Peixe com 100% de aproveitamento enfrentando adversários paulistas. Foram quatro jogos e quatro vitórias, três delas – contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras – quebrando tabus que duravam mais de 16 anos.

Na campanha do Tricolor no Brasileirão, dos 30 pontos conquistados, 12 foram em duelos contra paulistas. É quase metade da pontuação que o time do Pici acumulou (40%). Duas destas vitórias roubaram pontos de adversários diretos da parte de cima da tabela, como a do RB Bragantino (3º) e a deste sábado, 7, contra o Alviverde (1º). Nestes duelos, inclusive, o Leão foi o responsável pelo fim de longas invencibilidades do Massa Bruta e do Palestra na primeira divisão. O clube de Bragança ostentava 12 rodadas invictas e o Verdão tinha oito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além dos ótimos resultados e da invencibilidade contra as equipes de São Paulo, o Fortaleza conseguiu quebrar tabus, quase que em sequência, que duravam mais de 16 anos. A primeira foi contra o Corinthians, pela 11ª rodada, que o time cearense não vencia o Timão desde o Brasileirão de 2005. Na 12ª, Robson, o autor do gol da partida anterior, deu a primeira vitória no Morumbi ao Leão na história, enfrentando o Soberano. Por fim, na 15ª, o Tricolor voltou a bater o Palmeiras como visitante após 16 anos.

Coincidentemente, pela 16ª rodada, o próximo adversário do cearense é mais um time de São Paulo, desta vez da cidade da Santos. Contra o Peixe, diferente dos do que houve com os grandes da capital, há um tabu favorável ao Fortaleza. A equipe de Pelé não bate o Tricolor desde a Série A de 2006, acumulando duas derrotas e três empates. No Castelão, palco da partida, o Leão não perdeu para os santistas desde que retornou à primeira divisão, tendo duas vitórias consecutivas.

Não bastasse o retrospecto recente contra o Peixe, o time da capital cearense tem a vantagem de ser o melhor mandante – de forma isolada após bater o Palmeiras no Allianz – do Campeonato Brasileiro enfrentando o quarto pior visitante (empatado com América-MG). A equipe da baixada santista conseguiu apenas uma vitória e dois empate longe da Vila Belmiro, somando sete pontos. Em contrapartida, o Fortaleza tem 90,48% de aproveitamento no Castelão, invicto em casa, com seis vitórias e um empate.

Desta vez procurando defender a invencibilidade e aproveitar a vantagem de ser mandante, o Fortaleza recebe o Santos na Arena Castelão, no domingo, 15, às 18h15min, pela 16ª rodada do Brasileirão. Com 30 pontos, o Leão é o terceiro colocado, enquanto o Peixe, com 20, ocupa a oitava posição no torneio nacional.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Esporte Clube Fortaleza 100% contra paulistas Fortaleza encerra tabu Fortaleza na Série A 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar