Com rodada sem jogos no meio da semana, Fortaleza tem dia de repouso; time se reapresenta nesta quarta

Equipe passou a segunda-feira, 14, em viagem de Porto Alegre à Capital cearense. Atletas não relacionados treinaram nesta terça; os que enfrentaram o Grêmio tiveram dia de repouso

18:00 | Set. 15, 2020

Jogadores do Fortaleza que enfrentaram o Grêmio tiveram terça-feira de repouso (foto: Julio Caesar/O POVO)

Sem jogos no meio das semanas nos 14 dias que separam a rodada 10 e a 12 da Série A, o Fortaleza terá um espaço de tempo proveitoso a ser usado em treinamento. Contudo, conforme o fisiologista do Leão, Edson Palomares, explica, principalmente nesta primeira semana, o tempo foi entrecortado. Isso porque, com o último jogo no domingo, 13, contra o Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a viagem de volta, para vencer os mais de 3.200 km da distância aérea, tomou o dia inteiro - o que desgasta os atletas.

"Nós fizemos a pior viagem que existe no campeonato que é de Fortaleza até Porto Alegre, é a maior distância a ser cumprida. E nós perdemos um dia, tanto na ida quanto na volta. É muito difícil a recuperação depois de uma viagem tão longa dessas, principalmente para os atletas maiores, que não ficam muito bem acomodados nesses bacos das aeronaves brasileiras", comentou, salientando que os atletas relacionados para a partida tiveram folga nesta terça-feira, para cumprirem o dia de repouso. A delegação saiu de Porto Alegre, na segunda, 14, às 11 horas, fez escala em Guarulhos, e chegou em Fortaleza às 16h55min. 

Os atletas não relacionados fizeram atividades no turno da manhã desta terça, no Pici. Nesta quarta, 16, a equipe se reapresenta, no centro de treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú.

"Essa semana temos a quarta e a quinta de treinamento porque na sexta-feira (18) já é o apronto da partida (contra o Internacional em casa, no sábado, 19, às 19 horas), não pode ser um treino forte. Agora, na próxima semana, sem dúvida, teremos um espaço maior pra poder nos prepararmos. É importante que a gente ressalve isso, porque as pessoas veem duas semanas sem o jogo no meio da semana e pensam dessa forma. Mas na verdade nós não tivemos treino por conta da distância dessa viagem continental", pontuou.

Dia 27, o Leão viaja até Santos, onde enfrenta o Peixe. Dia 30, na quarta-feira, o Tricolor encara o Ceará, no primeiro jogo das finais do Cearense - atrasadas devido a pandemia de Covid-19.

Justamente por conta do hiato do futebol, Palomares comentou sobre a preparação da equipe e fez um balanço das primeiras dez rodadas do Brasileirão.

Leia mais | Em entrevista exclusiva, Marcelo Paz detalha porque Fortaleza é a favor da Lei do Mandante, MP 984

"A avaliação é positiva. Após uma situação totalmente diferente e sem precedentes, não sabíamos como agir, como fazer, e ninguém sabia no Mundo. E aí foi uma tentativa, foi no erro e no acerto. E felizmente nós acertamos mais do que erramos, e um bom indicador disso é número de lesões que foi bem reduzido, chegando a 5%, 6%, o que é muito satisfatório", detalhou.