Participamos do

Copa do NE: adversários nas quartas, Sport tem histórico a favor, mas Fortaleza vive melhor fase

O Rubro-Negro eliminou o Leão do Pici na última vez em que se encontraram em fase eliminatória. Contudo, o Tricolor é atual campeão do Nordestão e ainda não perdeu desde a retomada do futebol, enquanto o time pernambucano corre risco de rebaixamento no Estadual
20:44 | Jul. 23, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A contar pelo retrospecto de confrontos na Copa do Nordeste, o Sport-PE levaria vantagem na partida deste sábado, 25, às 16 horas, contra o Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Contudo, estruturado, com o time tendo assimilado o esquema tático de Rogério Ceni e vivendo melhor fase, o histórico pode não pesar nessa decisão.

Fortaleza e Sport-PE se enfrentaram, em competições gerais 23 vezes, com 12 vitórias para o Leão do Norte, quatro para o Leão do Pici e sete empates. Já pela Copa do Nordeste, as equipes têm retrospecto mais equilibrado: foram 9 partidas, com 4 triunfos do time pernambucano, 3 na conta do Tricolor e 2 empates. O Rubro-negro marcou 17 vezes, enquanto o Fortaleza balançou as redes nove vezes.

LEIA TAMBÉM | CBF define tabela de quartas de final da Copa do Nordeste; Ceará e Fortaleza jogam no mesmo horário

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na competição regional, os dois times não se encontram desde 2016, quando o Sport venceu o primeiro duelo por 2 a 1, e time do Pici venceu o segundo por 2 a 1, ambos na fase de grupos do torneio. Em eliminatórias, esta será a segunda vez que as equipes duelam. Na primeira, em 2015, o Sport vinha do título na competição em 2014. Os confrontos também foram em quartas de final, e as equipes repetiram o placar de 1 a 0 nos jogos de ida e volta, com um vitória para cada lado, em suas respectivas casas. Nos pênaltis, o Sport levou a melhor, por 4 a 2, e garantiu a vaga para as semifinais.

De la para cá, no entanto, os leões vivem trajetórias, em muitos pontos, opostas. Em 2017, o Fortaleza conquistava o acesso à Série B do Brasileiro; no ano seguinte, foi campeão da Segundona, ascendeu à Série A, conquistando, em 2019, a nona colocação e uma vaga na Copa Sul-Americana 2020. Além disso, é do Leão do Pici é o atual título da Copa do Nordeste.

LEIA TAMBÉM | "As lesões já são passado", diz Ederson sobre retorno do futebol

Enquanto isso, o Sport foi rebaixado da Série A para Série B em 2018 — tendo novamente conquistado o acesso em 2019, quando terminou em segundo. Nos campeonatos estaduais deste ano, Fortaleza está classificado para final e não perde desde que o futebol foi retomado, há quatro partidas (uma pelo Nordestão); já o Sport foi eliminado, não disputa o mata-mata, e luta contra o rebaixamento em quadrangular de descenso em que dois caem.

Outro ponto que merece destaque é que todas as vitórias do Sport em cima do Leão do Pici no Nordestão foram em casa, na Ilha do Retiro. Com os jogos da edição de 2020 pós-paralisação com sede única, todos na Bahia, e sem torcida, o Fortaleza pode ter vantagem.

Fortaleza e Sport em eliminatórias

Desde a retomada da Copa do Nordeste, em 2013, Fortaleza conquistou nesta edição a quinta classificação em seis participações — não tendo participado em 2014 e 2018. Só em 2017 o Leão do Pici caiu na fase de grupos. Das quatro vezes anteriores que disputou as quartas, passou em 2013 e 2019. É o atual campeão da competição.

O Sport tem também seis participações, desde 2013 — boicotou a competição em 2018 e 2019 — e em todas as que participou, passou às quartas. Das cinco vezes anteriores, avançou para semifinal em quatro ocasiões (2014, 2015, 2016 e 2017). O Sport venceu o torneio em 1994, 2000 e 2014.

Fortaleza x Sport-PE

Quando: 25/07 (sábado), a partir das 16h
Local: Estádio de Barradão, Salvador-BA
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
Transmissão: TV Jangadeiro

 

Classificação - Copa do Nordeste

Grupo A - Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar