Participamos do

Copa do Nordeste: Fortaleza encara América-RN de olho nas quartas de final

O jogo é válido pela oitava rodada do Nordestão e marca a retomada da competição, paralisada desde o dia 15 de março
19:58 | Jul. 20, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Líder do Grupo A da Copa do Nordeste, classificado e enfrentando um time já sem objetivos na competição, Fortaleza tem pela frente, contra o América-RN, uma partida para definir posição e esperar a partida das quartas de final, já no fim de semana, também na Bahia. O jogo, válido pela oitava rodada do Nordestão, a última da fase classificatória, será nesta terça-feira, 20, às 20 horas no Estádio Barradão, com portões fechados ao público, devido a pandemia de Covid-19 e marca a retomada do Nordestão, paralisado desde o dia 15 de março.

Para a partida, a delegação do Fortaleza, com 49 pessoas, embarcou na tarde desta segunda-feira, 20, para a capital baiana. Antes das paralisações devido a pandemia, a liderança do grupo traria a vantagem de mando de campo na cidade de origem na fase seguinte. Contudo, com a reta final do Nordestão sendo disputada em sua totalidade na Bahia, não restou essa vantagem para ser conquistada no confronto contra o América.

Leia também | Miniguia da retomada da Copa do Nordeste

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda assim, um resultado positivo livra o Leão, hoje com 14 pontos, de ter pela frente o Bahia na fase seguinte. Em caso de empate ou derrota, a depender dos demais resultados da rodada, o Tricolor do Pici poderá enfrentar Bahia, Botafogo-PB, ABC, Sport ou CRB. Se fica em primeiro na tabela, o Fortaleza encara o quarto colocado do grupo; caso fique em segundo, enfrenta o terceiro.

Fortaleza

Vindo de três confrontos em uma semana do Campeonato Cearense 2020, em que saiu vitorioso, o Leão está embalado, mas também tendo de escolher peças para não sobrecarregar ninguém. Assim, com um time bem alinhado taticamente - ainda que precise de reforço físico - o técnico Rogério Ceni tem feito mudanças tanto entre os titulares a cada partida, como quanto nas substituições. A partida com o Mecão, sem perder de vista o objetivo de garantir um grau menor de dificuldade para fase seguinte, pode ser uma boa oportunidade de testar novas configurações, mantendo o esquema. Os destaques são Osvaldo, que retorna de lesão na panturrilha esquerda, e Yuri César, que tem se firmado como sensação tricolor, fazendo quatro gols em quatro partidas.

Desfalques

A equipe não contará com o volante Michel, com lesão no joelho esquerdo, e com Tinga, diagnosticado com um edema no músculo adutor da coxa esquerda. Os dois não embarcaram junto com a delegação. O lateral direito disputou dez jogos nesta temporada, marcando dois gols e dando quatro assistência. Para seu lugar, Ceni deve escalar Gabriel Dias. O atacante Tiago Orobó, apesar de compor a equipe que viajou para para Salvador, não poderá atuar na partida, nem nas seguintes pelo Nordestão, porque já defendeu o América-RN - onde marcou 14 gols - já este ano.

Leia também | Copa do NE: Tinga não viaja para Salvador; Jacaré e Cléber podem estrear pelo Ceará

América-RN

Pelo lado alvirrubro, o técnico Roberto Fernandes convocou 19 atletas. O time segue com três novidades: os recém-contratados, o volante Felipe Guedes e o atacante Augusto que estão a disposição do treinador, e o retorno do centroavante Rômulo.

Os desfalques do América são o lateral esquerdo Renan Luís e o meia Lelê, com dores musculares, e o zagueiro Alisson Brand, por ter testado positivo no primeiro teste de Covid-19. O clube ainda fez uma contraprova, com um exame de IGG positivo (paciente teve infecção anterior e está possivelmente imunizado). Mas, de acordo com o protocolo da CBF, o atleta não pode viajar.

O time somou apenas seis pontos em sete jogos e não tem mais chances de classificação. O Campeonato Potiguar ainda não retornou às atividades, e o Mecão está sem partidas oficiais desde março e só voltou a treinar no Rio Grande do Norte no dia 15 de julho - antes, o time treinava em Pernambuco, estado vizinho em que a liberação do futebol se deu antes.

Possíveis escalações

Fortaleza (4-2-4)
Felipe Alves; Gabriel Dias, Juan Quintero, Paulão, Carlinhos; Felipe, Juninho; David, Romarinho, Wellington Paulista, Yuri César (Osvaldo). Téc.: Rogério Ceni

América-RN
Ewerton; André Krobel, Edimar, Edson Henrique, Michael; César Sampaio, Wallace Rato, Felipe Guedes; Rogerinho, Wallace Pernambucano, Augusto. Téc.: Roberto Fernandes

Onde assistir

Onde: Estádio Barradão, Salvador-BA

Quando: Terça-feira, 21, às 20 horas

Público: portões fechados para o público devido a pandemia de Covid-19

Transmissão: LiveFC, Rádio O POVO CBN, Facebook e YouTube do O POVO

Arbitragem 
Árbitro: Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE)
Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Vanessa Santos Azevedo (SE)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar