Participamos do

Fortaleza vai usar aplicativo, vários campos de futebol e quartos individuais para voltar aos treinos

Em live, diretor de futebol e médicos do clube detalharam procedimentos para retomada das atividades no CT Ribamar Bezerra a partir de terça-feira, 2

Com a volta aos treinos marcada para terça-feira, 2, o Fortaleza inicia neste fim de semana a testagem de todas as pessoas que vão frequentar o CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú, a partir da semana que vem. Em paralelo, uma estrutura será montada para garantir, desde a chegada dos funcionários ao local, o cumprimento rigoroso do protocolo de segurança.

Além dos jogadores e comissão técnica, profissionais da fisioterapia, nutrição, rouparia e serviços gerais passarão por exames, começando às 10 horas do sábado, 30. O clube vai usar tanto o teste rápido quanto o RT-PCR (que usa um cotonete no nariz). Todos serão também vacinados contra a influenza H1N1.

Enquanto isso, uma estrutura (semelhante a uma tenda) será montada no portão de entrada do CT Ribamar Bezerra, para funcionar como uma espécie de drive-thru e só permitir a entrada de quem não tenha qualquer sinal de contaminação pelo coronavírus. Para isso, os jogadores terão que responder um questionário diário antes de sair para treinar, por meio de um aplicativo. Se alguma informação sugerir sintoma da Covid-19, um alerta é enviado aos profissionais do departamento médico e aquele atleta nem poderá entrar nas dependências do clube.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os jogadores vão ser responsáveis pelo próprio material de treino (levando e trazendo) e só vão seguir para os campos de futebol do CT com o material necessário para trabalhar, deixando todo o resto no carro. Máscaras serão utilizadas o tempo todo, com exceção durante alguma atividade que seja necessário retirar. Quartos individuais servirão de apoio, para que os atletas possam comer um lanche rápido ou fazer uma troca de roupa, mas ninguém ficará alojado e a recomendação é que não haja parada entre os caminho de casa e do local de treinamento.

Os primeiros treinos serão com grupos de quatro a seis atletas, fixos, mas com os jogadores de cada um separados no gramado. Como o CT Ribamar Bezerra possui três campos oficiais, com distância suficiente um do outro, grupos poderão trabalhar em paralelo. Inicialmente, o clube deve escolher trabalhar em apenas um turno.

O staff que vai trabalhar no CT será reduzido ao máximo. Segundo o médico do clube, Cláudio Maurício, é necessário que todos os envolvidos no retorno dos treinos cumpram o protocolo à risca, porque uma falha em qualquer ponto pode colocar todo o planejamento em risco. "É importante que a gente não confunda volta dos treinos como fim da pandemia", alertou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar