PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Estreia internacional? Fortaleza já disputou jogos no exterior na década de 1960; relembre

Tricolor carrega na bagagem uma excursão pelo Suriname na década de 1960. No país sul-americano, disputou quatro amistosos contra times locais.

Bruno Balacó
16:08 | 10/02/2020
Reprodução da edição do O POVO que registrou a viagem da delegação do Fortaleza para o Suriname.  (Foto: Reprodução O POVO)
Reprodução da edição do O POVO que registrou a viagem da delegação do Fortaleza para o Suriname. (Foto: Reprodução O POVO)

O duelo contra o Independiente, nesta quinta-feira, 13, em Avellaneda-ARG, pela Copa Sul-Americana, entrará na história do Fortaleza como o primeiro jogo oficial do clube fora do País. Contudo, engana-se quem pensa que essa será a primeira vez que o Tricolor fará jogos no exterior. Na década de 1960, o Leão do Pici realizou uma viagem internacional para a disputa de uma série de amistosos em Paramaribo, capital do Suriname, país ao norte da América do Sul.

Com brecha na agenda no início de 1962, a diretoria do Fortaleza, então comandada por Otoni Diniz, acertou uma excursão com o governo da então Guiana Holandesa para a disputa de quatro amistosos, em janeiro daquele ano. Coube ao técnico Dengoso preparar o time para aquele momento, também histórico, pois o Tricolor se tornou o primeiro clube cearense a jogar fora do Brasil. A equipe da época tinha como destaque os irmãos Moésio e Mozart, considerado o maior craque da história do Leão.

Além da dupla, o Fortaleza tinha outros jogadores notáveis como Harry Carey, Lula, Mesquita, Toinho, Haroldo, Renato e Nagibe, que formavam a base da equipe que havia sido vice-campeã da Taça Brasil de 1960.

O primeiro jogo internacional do Leão foi diante do time local Leo Victor, em partida que atraiu grande público ao estádio principal do Suriname, no dia 24 de janeiro. O placar terminou em 2 a 2, com direito a um pênalti desperdiçado por Moésio e um gol anulado de Mozart. Dois dias depois, o Tricolor voltou a campo, desta vez para enfrentar o Robin Hood, time mais popular da República do Suriname. E levou a melhor, vencendo por 3 a 1. No dia 28, o Fortaleza enfrentou a seleção de Paramaribo e acabou derrotado por 1 a 0 . No dia 30 de janeiro, o Tricolor fechou a série de jogos pelo país vizinho. Contra o Transvaal, outro time local, empatou em 1 a 1.

Transmissão no DAZN

O duelo entre Independiente e Fortaleza, no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, terá transmissão exclusiva da plataforma de streaming esportivo DAZN.

Os novos assinantes do DAZN terão direito a um mês de acesso grátis à plataforma. O cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

A partir do segundo mês, o custo mensal é de apenas R$ 19,90.

CLIQUE AQUI PARA TER 30 DIAS GRÁTIS DO DAZN