Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Análise: Média de sócios do Fortaleza foi maior que média de pagantes de 9 times da Série A

Em 2019, torcedores oficiais do Leão bateram vários recordes nas arquibancadas do Castelão; confira levantamento completo
09:43 | Dez. 09, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza teve um ano histórico dentro de campo que foi perfeitamente assimilado pelas arquibancadas. No Brasileirão, a empolgação com o título inédito da Copa do Nordeste e a conquista do Campeonato Cearense, somada à boa campanha na competição nacional, alavancou o número de associações e ajudou a preencher o Castelão nos jogos da equipe como mandante.

Segundo levantamento exclusivo do Esportes O POVO, em 19 jogos na elite, o Leão levou mais de 325.638 sócios-torcedores, o que representa mais da metade (55,05%) do público pagante da equipe no campeonato, excluindo a torcida do Ceará no Clássico-Rei de mando tricolor. Em duas oportunidades, o Fortaleza conseguiu bater seu recorde de presença de associados em uma só partida: contra o Flamengo, com 21.759 sócios, e contra o Bahia, colocando 22.530 sócios.

Os torcedores oficiais contribuíram bastante para que o clube terminasse com a segunda melhor média de público pagante do Brasileirão, atrás apenas do Flamengo, cravando 33.000 torcedores por jogo. Existe um recorte importante a ser feito que mostra como a fidelização dos sócios contribuiu para preencher as arquibancadas do Castelão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Normalmente, a proporção de torcedores oficiais por jogo (calculada dividindo o número de sócios pelo público pagante) costuma ser bem maior nos jogos menos atrativos. Por já terem entrada garantida, os tricolores que só precisam passar sua carteirinha na catraca do estádio costumam ir mais aos jogos, ajudando a ocupar a arquibancada independente da fase da equipe. Mas nesta Série A, o Fortaleza teve mais de 50% de presença de sócios em seis jogos que deram mais de 30 mil pagantes. Ou seja: nessas partidas, os associados foram maioria em comparação a quem comprou ingresso avulso.

Essa proporção também foi alta nos três maiores públicos da equipe neste Brasileirão. Contra o Bahia (52.552 pagantes, maior público do futebol cearense no ano), foi de 42,87%. Contra Flamengo e São Paulo, chegou a 44,31% e 46,93%, respectivamente. A maior porcentagem foi contra o Athletico-PR, justamente no segundo menor público do Leão, comprovando a tese de como os sócios são importantes para preencher o estádio em jogos menos atrativos: 73,38%.

Em 19 jogos do Fortaleza como mandante, a média de torcedores oficiais por partida foi de 17.138. Esse número já é maior que a média de público pagante de nove times desta Série A, quase metade do campeonato: Grêmio, Botafogo, Atlético-MG, Athletico-PR, Goiás, CSA, Santos, Avaí e Chapecoense. Segundo o site oficial do programa de sócios do tricolor, consultado na manhã desta segunda-feira, 9, o clube possui 34.243. Portanto, a média de mais de 17 mil associados mostra que praticamente metade do quadro associativo do clube compareceu aos jogos da equipe.

Em 2020, com a disputa inédita da Sul-Americana, a tendência é que os números sigam crescendo. Caso o técnico Rogério Ceni renove seu contrato com o Fortaleza, o torcedor terá ainda mais um incentivo para se associar. Fica a expectativa para analisar como será o desempenho da arquibancada tricolor em uma temporada tão recheada de competições.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar