Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Quase metade do elenco do Fortaleza já jogou um torneio continental; veja levantamento completo

Ásia, Europa, Américas do Sul e Norte: quase todos os continentes já tiveram um jogador do Fortaleza disputando as suas principais competições internacionais
12:56 | Dez. 04, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 2020, o Fortaleza vai participar de uma competição continental oficial pela primeira vez na sua história. Após vencer o Goiás por 2 a 1 na 36ª rodada do Brasileirão, a equipe conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana e ainda tem chances de se classificar para a fase preliminar da Libertadores. A experiência pode ser uma novidade para o Leão, mas muitos dos seus jogadores já atuaram em algum torneio continental. Eles não são maioria, mas representam quase metade do atual elenco tricolor.

Dos 33 jogadores do Fortaleza, 16 já jogaram um campeonato continental enquanto profissionais, já outros 17 nunca carimbaram o passaporte no futebol. As competições variam: vão desde a Libertadores até a Liga dos Campeões da Ásia e da Concacaf. Muitos já disputaram, mas pouquíssimos ganharam títulos internacionais. No Pici, apenas Osvaldo, Éderson, Felipe Alves e Marcelo Boeck podem se gabar desse feito, pois são campeões da Sul-Americana por São Paulo e Athletico-PR, respectivamente e o último tem no currículo as conquistas da Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa com o Internacional-RS, além de uma Sul-Americana pela Chapecoense. 

Apesar de ter o título da Sula, Felipe Alves não entrou em nenhum jogo da campanha do Furacão. Portanto, não se encaixa no levantamento como um atleta que “já jogou” uma competição continental. Foram levados em conta só os jogadores que entraram em campo. O mesmo acontece com Boeck, que só entrou em campo na campanha do título da Libertadores pelo Inter, em 2006.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dos campeonatos, o mais recorrente é a Sula, que já foi disputada por 12 atletas. Logo depois, vem a Libertadores, na qual 11 jogadores do elenco tricolor já atuaram. Quem completa o pódio é a Liga dos Campeões da Ásia, que Éderson, Osvaldo e Kieza já jogaram, por times dos Emirados Árabes Unidos.

Depois, vem a Liga Europa, segunda maior competição do Velho Continente. Marcelo Boeck, pelo Sporting-POR, e Felipe Pires, pelo Red Bull Salzburg-AUS, já entraram em campo no torneio. Felipe Pires também é o único jogador do Fortaleza que já jogou na Liga dos Campeões, mas na fase classificatória, pelo Frankfurt-ALE, na temporada 2015-16. Não chegou a disputar a fase de grupos.

Voltando às Américas, a Liga dos Campeões da Concacaf, disputada por times das Américas do Norte e Central, também entrou no levantamento. O experiente volante Derley participou do campeonato por dois clubes mexicanos: o León e o Mineros Zacatecas, mas nunca passou da fase de grupos.

Por fim, Osvaldo é o único jogador do elenco tricolor a ter disputado a Recopa, com jogos de ida e volta entre os campeões da Libertadores e da Sula. No Fortaleza, o atacante também é o recordista no número de competições continentais já disputadas na carreira, com quatro no currículo.

Vários jogadores que hoje estão no Pici vivem a expectativa de fazerem sua estreia internacional pela primeira vez em 2020. Dos que possuem contrato para a próxima temporada, os postulantes são: o goleiro Max Wallef, os laterais Tinga, Gabriel Dias, Carlinhos e Bruno Melo, os volantes Felipe, Juninho e Nenê Bonilha, os meias Mariano Vásquez, Matheus Vargas e Marlon e o atacante Romarinho. Edson Cariús, que só será integrado ao elenco no próximo ano, também entra na lista.

Confira a lista completa dos jogadores:

Já jogaram:

Marcelo Boeck (Libertadores, Liga Europa)

Juan Quintero (Sul-Americana)

Roger Carvalho (Sul-Americana, Libertadores)

Jackson (Sul-Americana)

Paulão (Libertadores)

Derley (Sul-Americana, Liga dos Campeões da Concacaf)

Araruna (Sul-Americana, Libertadores)

Santiago Romero (Sul-Americana, Libertadores)

Paulo Roberto (Sul-Americana, Libertadores)

Éderson (Libertadores, Liga dos Campeões da Ásia)

Romarinho (Sul-Americana)

Osvaldo (Sul-Americana, Libertadores, Recopa, Liga dos Campeões da Ásia)

Wellington Paulista (Sul-Americana, Libertadores)

Kieza (Sul-Americana, Liga dos Campeões da Ásia, Libertadores)

Felipe Pires (Liga Europa, Liga dos Campeões, Libertadores)

Matheus Alessandro (Sul-Americana)

Nunca jogaram:

Felipe Alves

Max Walef

Matheus Jesus

Adalberto

Bruno Melo

Carlinhos

Tinga

Felipe

Juninho

Tião

Gabriel Dias

Marlon

Mariano Vásquez

Matheus Vargas

NenÊ Bonilha

Edinho

André Luis

Total:

Já jogou: 16

Nunca jogou: 17

Recordista:

Osvaldo (Sul-Americana, Libertadores, Recopa e Champions Asiática)

Ranking de competições:

Sul-Americana: 12

Libertadores: 11

Champions Ásia: 3

Liga Europa: 2

Champions Concacaf: 1

Liga dos Campeões da Europa: 1

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar