Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Meias Matheus Vargas e Léo Artur estão na mira do Fortaleza

Diretoria tricolor segue no mercado em busca de um meia para o elenco
11:21 | Set. 03, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza continua no mercado da bola em busca de mais um meia. Os nomes da vez são os jogadores Matheus Vargas, que está na Ponte Preta, e Léo Artur, que pertence à Ferroviária-SP e está emprestado ao Sport, mas ainda não foi regularizado - caso seu nome saia no BID, ele ficaria impossibilitado de atuar por outro clube em uma competição nacional na temporada. As informações são do repórter Miguel Junior, da Rádio O POVO CBN.

Em conversa com o Esportes O POVO, o diretor de futebol do Tricolor, Daniel de Paula Pessoa, desconversou sobre possíveis negociações com os dois atletas. Atualmente, o Fortaleza tem apenas dois meias de origem no seu elenco: Mariano Vásquez e Marlon.

Em 2019, Matheus Vargas entrou em campo 27 vezes pela Ponte Preta, marcou cinco gols e vinha sendo titular nas últimas rodadas. Já Léo Artur estava no Fluminense até o final de agosto, quando foi para o Sport via empréstimo da Ferroviária. Pelo Flu, o meia atuou dez vezes (sete pela Série A) e não balançou as redes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com dois jogos seguidos como visitante, Fortaleza ficará uma semana fora da Capital

Longe de casa
13:39 | Ago. 19, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A caminho de Porto Alegre no início da tarde desta quinta-feira, 19, o Fortaleza passará uma semana longe da capital cearense. Com dois jogos em sequência como visitante, pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil, o clube do Pici organizou a logística para emendar as viagens e tentar minimizar o desgaste físico.

O primeiro compromisso será diante do Juventude-RS, no próximo sábado, 21, a partir das 21 horas, no estádio Alfredo Jaconi, pela 17ª rodada da Série A. A delegação tricolor segue primeiro para Porto Alegre, de avião, e na sexta-feira, 20, viaja de ônibus para Caxias do Sul, local do confronto.

Após o duelo em solo gaúcho, o Leão embarca para São Paulo. A capital paulista será palco do embate de ida das quartas de final da Copa do Brasil, diante do São Paulo, na próxima quarta-feira, 25, às 21h30min, no Morumbi. O retorno a Fortaleza será no dia seguinte, quinta-feira, 26 - exatamente uma semana depois.

Com a rodada dupla fora de casa, o clube solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a mudança de data da partida contra o Cuiabá-MT, pela 18ª rodada do Brasileirão. Para facilitar a logística e dar maior período de recuperação física aos atletas, o confronto foi remarcado do dia 28 para o dia 30, às 21h30min, no Castelão.

O técnico Juan Pablo Vojvoda já tem desfalque certos para os confrontos. Suspenso, o ala direito Yago Pikachu não poderá encarar o Juventude-RS. Já o zagueiro Marcelo Benevenuto não pode atuar na Copa do Brasil por já ter entrado em campo pelo Botafogo-RJ na atual edição.

Mesmo assim, de acordo com o repórter Miguel Júnior, da Rádio O POVO CBN, a dupla seguiu com a delegação. O defensor poderá enfrentar o time gaúcho, enquanto o camisa 22 estará à disposição contra o Tricolor do Morumbi.

Logística da semana do Fortaleza:

  • 19/08: Viagem para Porto Alegre
  • 20/08: Viagem para Caxias do Sul
  • 21/08: Jogo contra o Juventude/RS
  • 22/08: Viagem para São Paulo
  • 25/08: Jogo contra o São Paulo
  • 26/08: Retorno a Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

De olho no Juventude, Fortaleza faz último treino no Pici antes de viagem para o Sul

Brasileirão
11:15 | Ago. 19, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na manhã desta quinta-feira, 19, o Fortaleza realizou o último treino em solo cearense, no Centro de Excelência Alcides Santos, antes da viagem para o Sul do país, onde enfrentará o Juventude-RS, no próximo sábado, 21, às 21 horas, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sob comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, o elenco tricolor realizou a última atividade no Pici e embarca no período da tarde. A delegação seguirá primeiro para Porto Alegre, onde realizará treino na próxima sexta-feira, 20. Depois de encerrar os preparativos, deixará a capital gaúcha rumo a Caxias.

O Leão não poderá contar com o ala direito Yago Pikachu, que recebeu terceiro cartão amarelo no empate com o Santos-SP, no último domingo, 15, e cumprirá suspensão automática. Por outro lado, o volante Felipe volta a ficar à disposição após ser desfalque pela expulsão no triunfo sobre o Palmeiras-SP.

Sem Pikachu, o treinador argentino avalia as opções para escalar na posição. O lateral-direito Daniel Guedes e o atacante Edinho, que reestreou diante do Peixe, disputam a vaga. Felipe deve assumir a vaga de Matheus Jussa e reaparecer entre os titulares, a exemplo do atacante David.

O Fortaleza ocupa a terceira posição da Série A, com 31 pontos. O Juventude-RS, por sua vez, é 0 12º colocado, com 19 pontos. No início desta semana, os clubes selaram negociação de empréstimo do zagueiro colombiano Juan Quintero até o final do ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sem Pikachu pela 1ª vez na Série A, Fortaleza estuda alternativas

Dúvida
00:30 | Ago. 19, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na estreia do Fortaleza no Campeonato, ele precisou de apenas um tempo para eletrizar o time. Entrou no intervalo e, com dois gols, virou o jogo sobre o Atlético-MG, em pleno Mineirão. Dali, em dias Yago Pikachu virou titular absoluto no Tricolor.

O ala-direito jogou as 16 rodadas do Campeonato Brasileiro até aqui, sendo o segundo jogador do time com mais minutos em campo (1.366) no certame, perdendo apenas para o zagueiro Benevenuto (1;440). Os números justificam a constância em campo. Pikachu é o jogador do clube com mais participações diretas em gols na Série A, sendo uma arma ofensiva para o técnico Juan Pablo Vojvoda.

Sábado, contra o Juventude-RS, porém, o argentino não poderá contar com o camisa 22. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Pikachu desfalcará o Fortaleza pela primeira vez na elite. Não há dúvida que o ala-direito fará falta ao Leão, mas lamentar não resolve o problema e o comandante tricolor já estuda a peça ideal para substituir um de seus intocáveis.

 

Os treinos no Pici são fechados, mas pelas alterações já feitas durante os jogos, movimentações em campo e até mesmo pelo elenco do Fortaleza, é possível deduzir algumas opções que Vojvoda cogita para substituir Yago Pikachu. A maioria delas, inclusive, sequer ameaça o bem sucedido esquema 3-5-2.

Uma rápida olhada nas súmulas e se constata que Pikachu só foi substituído três vezes. Contra o América-MG, na 10ª rodada, o lateral-direito Daniel Guedes foi o escolhido. Ele até participou do quarto gol, marcado por Igor Torres, na goleada por 4 a 0, naquele dia, fazendo o cruzamento. Apesar de ter jogado pouco pelo Tricolor na temporada, o ex-Santos sempre mostrou vocação ofensiva, chegando perto da área e tentando penetrações em diagonal. Ele, inclusive, foi o titular na estreia, contra o Atlético-MG, sendo substituído e ofuscado pelo principal concorrente na segunda etapa. Apesar de não ter tido oportunidades recentes, Guedes é, sim, uma das opções para Vojvoda.

Em outra alteração, na 13ª rodada, contra o RB Bragantino, o ala-direito deu lugar a Bruno Melo. Para isso, houve inversão dos homens mais abertos e Lucas Crispim foi parar no lado direito. Destro, o jogador não teve problemas para fazer a função. Durante as partidas, inclusive, é possível notar algumas vezes uma troca de lados entre os dois alas, o que faz parte da dinâmica de jogo implantada pelo técnico do Fortaleza. O lateral-esquerdo, inclusive, ganhou mais oportunidades com Vojvoda na Série A (seis), apesar de ter jogado poucos minutos no somatório (71).

Na situação mais recente, contra o Santos-SP, rodada passada, Edinho estreou entrando na vaga de Pikachu. Ponta-direita de origem, a cria da base tricolor jogou pouco tempo, mas criou uma oportunidade clara de gol ao ser lançado por Romarinho, invadir a área pela direita e chutar cruzado. O chileno Ángelo Henríquez tentou complementar de letra na pequena área, mas errou.

Edinho, aliás, foi contratado justamente para ser mais uma opção de ataque pelas pontas, especialmente a direita. Se for o escolhido para jogar na função de Pikachu, ele terá de descer um pouco mais em muitos momentos, mas, no futebol moderno, onde todo mundo marca, recompor não é novidade e, assim como o camisa 22, ele terá Tinga, lateral-direito de ofício, na cobertura.

Se quiser sair um pouco do comum, Vojvoda poderia optar por Romarinho. Ele costuma entrar na meia-direita, por dentro, mas poderia trabalhar na semana para jogar mais aberto. Uma outra alternativa, talvez a mais improvável, seria liberar Tinga para fazer a ala e colocar um zagueiro de origem na função dele — Jackson, no caso — ou mesmo retirar o camisa 2 da linha de três a desfazendo, alterando assim o esquema tático.

O Fortaleza faz o último treino antes de embarcar para o Rio Grande do Sul na manhã de hoje, no Pici. Neste trabalho, Vojvoda deverá pelo menos deixar mais claro para os jogadores quem substituirá Pikachu, uma vez que divulgará a lista de relacionados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

A pedido do Fortaleza, CBF altera data e horário de partida da Série A contra Cuiabá

Calendário do Leão
21:24 | Ago. 18, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quarta-feira, 18, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou alteração de data e horário da partida entre Fortaleza x Cuiabá-MT, pela 18ª rodada da Série A - a penúltima do primeiro turno. A mudança ocorreu por solicitação do clube do Pici visando dar maior período de recuperação aos atletas no calendário de jogos.

Antes marcado para o próximo dia 28, sábado, às 19 horas, o confronto foi remarcado para dia 30, segunda-feira, às 21h30min. A mexida no calendário contou também com concordância da emissora detentora dos direitos de transmissão da competição.

Na terceira posição do Brasileirão, com 31 pontos, o Tricolor ainda terá pela frente o Juventude-RS antes de encarar o Dourado. O duelo será no próximo sábado, 21, às 21 horas, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O calendário do Leão ainda tem o embate diante do São Paulo, na próxima quarta-feira, 25, às 21h30, no estádio do Morumbi, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Foi justamente este compromisso que levou a equipe do Pici a fazer a solicitação à CBF: facilitar a logística da volta da capital paulista e ganhar mais dias de repouso antes de enfrentar o Cuiabá-MT.

Fortaleza x Cuiabá-MT

  • Data: 30/08
  • Horário: 21h30min
  • Local: Arena Castelão

Atualizado às 21h44min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza tenta agilizar regularização para inscrever Depietri na Copa do Brasil

Reforço argentino
18:19 | Ago. 18, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Anunciado há quase um mês pelo Fortaleza, o atacante argentino Valentín Depietri segue rotina de treinos no Centro de Excelência Alcides Santos enquanto aguarda condições legais de jogo. O clube do Pici tenta agilizar os trâmites burocráticos para registrar o jogador de 20 anos no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a tempo de inscrevê-lo na Copa do Brasil.

Depietri desembarcou na capital cearense na última semana de julho, realizou exames médicos e iniciou as atividades. O Tricolor aguardava a abertura da janela de transferências internacionais, em 1º de agosto, para poder fazer a regularização no sistema da entidade nacional e passou a organizar a documentação necessária.

No entanto, alguns documentos pessoais do argentino ficaram pendentes, o que atrasou o processo, apurou o Esportes O POVO. O Leão, então, passou a trabalhar para viabilizar a situação junto aos órgãos locais. Os também atacantes Edinho e Ángelo Henríquez foram regularizados ainda nos primeiros dias deste mês e ganharam condição de atuar.

O clube vê o caso perto de um desfecho positivo e quer viabilizar o registro no BID até a próxima terça-feira, 24, prazo final para inscrição de novos jogadores na Copa do Brasil. O parágrafo primeiro do artigo 6º do regulamento do torneio estabelece que "contratos de novos atletas para utilização na COPA deverão estar publicados no BID até o último dia útil anterior ao início da 5ª fase (quartas de final)".

As quartas de final do mata-mata nacional terão início na próxima quarta-feira, 25, quando o Fortaleza visita o São Paulo, às 21h30, no Morumbi. O confronto de volta será no dia 15 de setembro, também às 21h30min, na Arena Castelão. As duas partidas deverão ser realizadas sem presença de público.

Com a janela de transferências internacionais aberta até o próximo dia 30, o departamento de futebol do Tricolor ainda busca dois reforços no mercado da bola: um zagueiro e um ala esquerdo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags