Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Caso vença Goiás e Flu, Fortaleza alcança mais da metade dos pontos para a permanência

Leão chegaria a metade do "número mágico" dos times que conseguem fugir do rebaixamento para a Série B
09:58 | Ago. 29, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Vencer os seus dois próximos compromissos em casa não vai servir apenas para o Fortaleza melhorar sua campanha como mandante e se redimir com a torcida depois de três derrotas consecutivas no Castelão. Representa também um marco positivo na fuga do rebaixamento: superando Goiás e Fluminense, o Leão somará 24 pontos, mais da metade da pontuação histórica dos times que conseguem permanecer na elite, que gira em torno de 45 pontos. Desde 2006, quando a Série A passou a ser disputada com 20 times, apenas o Coritiba de 2009 caiu em posse desse “número mágico”.

Em entrevista ao programa Futebol do Povo no início de agosto, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, fez uma projeção de 26 pontos até o fim do primeiro turno como meta ideal para ter um campeonato mais tranquilo. Atual 15º colocado com 18 pontos, o Leão não poderá mais alcançar esse número de forma exata (só restam três jogos até o fim do turno), mas terminar esse “primeiro round” do Brasileirão com 24 pontos, porém, não seria mau negócio. Nas últimas cinco edições da Série A, apenas dois times com essa pontuação ou mais caíram: Botafogo em 2014 e Coritiba em 2017.

Além de dar um salto na classificação e melhorar o aproveitamento em seus domínios, fator importantíssimo para a permanência, uma vitória ainda faz o Fortaleza arrancar pontos de dois concorrentes diretos. Atualmente, o Goiás está em uma situação melhor, mas ainda ocupa a segunda página da tabela, com 21 pontos na 11ª posição. O cenário do Fluminense é mais complicado: com só três vitórias no campeonato, o Tricolor carioca está no Z4, com 12 pontos e na 18ª colocação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ambos os adversários estão entre as dez piores campanhas como visitantes no Brasileirão. O Fluminense ocupa o “Z4 dos visitantes”, tendo ganho 4 pontos e apenas uma vitória fora de casa, contra o Grêmio, no alucinante 5x4 do início do campeonato. O Goiás é a sexta pior campanha: atuando longe do Serra Dourada, o Esmeraldino só conquistou 5 pontos e venceu apenas uma partida, justamente contra o Fluminense. Em contrapartida, o retrospecto do Fortaleza como anfitrião pode equilibrar os confrontos. Mesmo atuando diante de mais de 29.000 torcedores em média por jogo, o Leão tem o quinto pior desempenho como mandante.

O Fortaleza enfrenta o Goiás no domingo, 1º, às 16 horas, na Arena Castelão. Mais de 11.000 torcedores já confirmaram presença no jogo, entre ingressos vendidos e check-ins. O confronto contra o Fluminense será num sábado, no feriado da Independência, dia 7 de setembro, às 17 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar