Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fortaleza: quinto pior desempenho como mandante atrapalha campanha na Série A

O Tricolor do Pici acumula três derrotas jogando em casa no Brasileirão 2019
14:49 | Ago. 19, 2019
Autor Gabriel Lopes
Foto do autor
Gabriel Lopes Estagiário de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um bom desempenho em casa é fundamental para a conquista dos objetivos na Série A. Prova disso é que, desde quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, metade dos campeões tiveram a melhor campanha em casa. Na parte de baixo da tabela esse fator também faz diferença. Desde 2004, quando quatro equipes passaram a ser rebaixadas no Brasileirão em pontos corridos, pelo menos dois dos quatro piores mandantes foram rebaixados. O caso mais comum é o rebaixamento de três dos quatro times de pior desempenho em casa (oito vezes), como aconteceu no último Brasileirão.

Dito isso, é importante o Fortaleza prestar atenção no seu desempenho perante sua torcida. A derrota no último jogo para o Internacional na Arena Castelão trouxe mais um resultado ruim em casa para o Tricolor, que acumula três vitórias, um empate e três derrotas como mandante, com aproveitamento de apenas 47,6%, o 16º pior do atual campeonato. Além disso, o Leão tem a 7ª pior média de gols jogando em casa (1,14 gols por jogo) e a 5ª defesa mais vazada em média como mandante (1,14 gols sofridos por partida).

O desempenho no Castelão após a parada para a Copa América também caiu. Antes da pausa, o Tricolor obteve 58,3% de aproveitamento em quatro partidas, enquanto, em três jogos após a parada, apenas 33,3% de aproveitamento foi conquistado em casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com exceção da vitória diante do Athletico-PR, todos os confrontos do Fortaleza em casa contra equipes que estão entre as 10 primeiras colocadas resultaram em derrota. Outra constante dessas derrotas são os gols sofridos, todos na segunda etapa, o que revela uma queda de desempenho físico e técnico da equipe no decorrer dos jogos.

Ainda restam dois jogos na Arena Castelão antes do fim do primeiro turno, contra Goiás e Fluminense, concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Até então, diante de equipes da parte de baixo da tabela como mandante, o Fortaleza venceu duas partidas e empatou uma, algo relevante na matemática do campeonato, pois além dos pontos ganhos, evita-se que um adversário direto pontue na mesma rodada.

A seguinte partida do Fortaleza será no próximo domingo, 25, às 16 horas, contra o líder do campeonato, o Santos, na Vila Belmiro, encontro válido pela 16ª rodada do Brasileirão.

 

Confira mais um episódio do Futcast:

Listen to "#68 - Legado Ceni / Chegada de Zé Ricardo / Thiago Galhardo em alta no Ceará" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar