PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Sem Júnior Santos, Rogério Ceni deve mudar esquema na final do Cearense

Meias Dodô e Marlon podem pintar entre os titulares, o que mudaria o 4-2-4 para um 4-2-3-1

19/04/2019 15:06:42
Marlon pode ser surpresa na escalação do Fortaleza na decisão
Marlon pode ser surpresa na escalação do Fortaleza na decisão (Foto: Mateus Dantas)

Com a vantagem no placar construída na primeira partida, o Fortaleza chega para o segundo e último jogo da final do Estadual com uma dúvida. Após a expulsão de Júnior Santos no duelo da ida, o técnico Rogério Ceni se vê obrigado a mudar o esquema com quatro atacantes, responsável pelo crescimento de produção da equipe tricolor.

Além do atacante, o treinador do Leão não pode contar com Éderson, peça considerada até então titular do esquema, que se lesionou e passará cerca de seis meses em tratamento.

Ceni escalou quatro atacantes em seis dos últimos oito jogos, vencendo cinco e empatando um, no segundo Clássico-Rei do ano. Nestas partidas, o escrete do Pici balançou as redes 11 vezes, garantindo resultados importantes como a goleada por 4 a 0 sobre o Vitória-BA - que possibilitou o avanço à semifinal da Copa do Nordeste -, e o triunfo por 2 a 0 diante do Ceará no último domingo, na ida da final do Cearense.

Com a formação ofensiva sustentada no quarteto, Ceni viu o time ganhar nova dinâmica com ataques velozes e jogo vertical. O Fortaleza versão 2019 deixou de se apoiar nas bolas aéreas para apostar em combinações ofensivas rápidas e infiltrações na zaga adversária. A estratégia pelo alto ainda existe, só não é mais prioridade.

A expectativa é de que Ceni volte ao 4-2-3-1, com Dodô na vaga de Júnior Santos. O camisa 10 tem estilo de jogo de ritmo cadenciado, com passe refinado e arremates de fora da área, além da bola parada. Por outro lado, o escrete tricolor perde em intensidade, algo que o técnico Rogério Ceni costuma cobrar como prioridade em seus esquemas.

Para manter a "pegada" na marcação da saída de bola do rival e a velocidade do ataque, Ceni pode surpreender e escalar Marlon no lugar de Júnior Santos. É bem verdade que o camisa 28 perdeu espaço no elenco. Titular absoluto em 2018, o jogador tem amargado a reserva em 2019 e atuou em oito dos 19 jogos do Fortaleza na temporada.

No Clássico-Rei passado, Marlon entrou em campo no segundo tempo. Rogério gosta da entrega do atleta em campo. O meia consegue correr de uma área à outra durante os 90 minutos, ajudando o sistema defensivo e contribuindo ofensivamente.

Apesar da dúvida gerada pela expulsão de Júnior Santos, a proposta ofensiva do Fortaleza não deve mudar, seja qual for a peça utilizada entre os titulares. Ceni defende o jogo para frente e, mesmo com a vantagem, deve sair ao ataque em busca do gol. O Leão pode empatar ou perder por até um gol de diferença para ser campeão e frear o jejum de dois anos sem título estadual.

"Sabendo do nosso treinador e da qualidade do nosso grupo, nós vamos buscar a vitória também", ressaltou o centroavante Wellington Paulista.

"Eles vão buscar montar uma estratégia para fazer os gols. Não é porque a gente ganhou por 2 a 0 no primeiro jogo que não vamos buscar a vitória no segundo. Vamos tentar a todo momento para se sagrar campeão", completou o centroavante, que ainda não balançou as redes pelo Fortaleza.

VEJA MAIS | FUTCAST #49 - PRÉ-JOGO: CEARÁ X FORTALEZA - OS DETALHES DA FINALÍSSIMA

Listen to "#49 – Pré-Jogo: Ceará x Fortaleza - Os detalhes da finalíssima" on Spreaker.

Jefinho

Artilheiro do Campeonato Potiguar com 13 gols, o atacante Jefinho, de 24 anos, tem acordo verbal com o Fortaleza e deve deixar o Potiguar-RN para defender as cores do Tricolor na Série A 2019

Lucas Mota