Participamos do

Fortaleza depende de desempenho de clubes da Série A para disputar Copa do Brasil 2018

Com eliminação do Joinville da Copa Santa Catarina, o Tricolor agora depende de outras possibilidades
21:08 | Nov. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Atualizada às 22h32min - 19/11/2017

O Fortaleza viu cair uma das probabilidades ainda possíveis para que o clube dispute a Copa do Brasil 2018, com a eliminação do Joinville da Copa Santa Catarina, ontem à tarde. O Tricolor do Pici só pode se classificar via ranking da CBF. Para isso ocorrer, times que estão garantidos pelo ranking teriam que obter a classificação via estadual, dando lugar ao Leão.

Do ranking, Londrina e Náutico têm possibilidades de carimbar uma classificação para a Copa do Brasil por meio do estadual. Conforme o estatístico Thiago Minhoca, os dois clubes entrariam nesta condição, caso Atlético-PR e Bahia terminasse a Série A entre os oitos melhores; ou nove se o Grêmio for o campeão da Libertadores e o Flamengo da Sul-Americana.

O Náutico ganharia a vaga via estadual, caso o Sport entrasse direto nas oitavas de final da Copa do Brasil. Isso seria possível com o Bahia, campeão da Copa do Nordeste, terminando no G8 ou G9 da Série A.

Neste cenário, a vaga do Sport por ter conquistado o Pernambucano seria destinada ao Náutico.
O Londrina pegaria a vaga via estadual, caso o Atlético-PR consiga a vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil, terminando no G8 ou G9.

Pelo desempenho no Brasileirão, os oito melhores vão direto para as oitavas da Copa do Brasil, mas pode aumentar. A princípio, são os times do G7, zona de classificação para a Libertadores, mais o 8º. Mas, o G7 vira G8, caso o Grêmio seja campeão da Liberta. Assim o 8º entra para a Copa do Brasil e também garante vaga no torneio Continental. Se virar G9 (com Grêmio e Flamengo campeões nos torneios da Conmebol), o 9º vai para a Liberta e oitavas da Copa do Brasil.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, ainda mantém esperança nas possibilidades de mudança no ranking da CBF. "Tem que aguardar ao ranking, que só vai ser definido quando terminar a Série A e B. Se vier (a vaga), ótimo. Se não, paciência", afirmou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente