Participamos do

Botafogo e Fluminense fazem clássico com objetivos opostos no Brasileirão

Um clássico onde a vitória é fundamental para as duas equipes, mas por objetivos bem diferentes. Assim pode ser definido o encontro entre Botafogo e Fluminense, que se enfrentam às 19h (de Brasília) deste sábado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso, que vem de um [?]
19:15 | Nov. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um clássico onde a vitória é fundamental para as duas equipes, mas por objetivos bem diferentes. Assim pode ser definido o encontro entre Botafogo e Fluminense, que se enfrentam às 19h (de Brasília) deste sábado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso, que vem de um empate sem gols com o Atlético-MG em Minas Gerais, tem 48 pontos, na sexta colocação, e pretende se consolidar cada vez mais na zona de classificação para a Copa Libertadores. De preferência, na faixa que leva para a fase de grupos.

Já o Fluminense vive um momento bem complicado. O time ainda não digeriu a eliminação para o Flamengo no meio de semana na Copa Sul-Americana, que veio com um empate por 3 a 3 depois de o time ter aberto vantagem de 3 a 1. Para piorar, após o empate por 1 a 1 com o Bahia, em casa, no fim de semana, o risco de rebaixamento voltou a ameaçar. O Tricolor tem 39 pontos, apenas quatro a mais que a zona da degola.

O abatimento dos tricolores realmente é algo que preocupa nas Laranjeiras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

?Tenho que levantar o grupo. Sei que ficou tristeza, mas também temos que ter orgulho. O Flamengo vinha sendo tratado como um time que ia se classificar com facilidade. Mas isso não aconteceu. Temos que nos reerguer para outro clássico, este contra o Botafogo, e não menos importante diante da nossa realidade no Campeonato Brasileiro ?, disse o técnico Abel Braga.

Os alvinegros, porém, não entendem ter vantagem por conta disso.

?Não sei se eles estão assim tão abalados. Creio que sim, um pouco, por estarem com pressão de zona de rebaixamento. Só que por outro lado tem motivação a mais, quando você ganha um clássico muda tudo. No Brasileiro, tem clubes lá embaixo que venceram duas partidas e entraram na briga pela Libertadores. Tem que ter respeito, não achar que pelo mau momento deles ganharemos?, declarou o volante Rodrigo Lindoso.

Justamente por isso que os botafoguenses, orientados pelo técnico Jair Ventura, se afastam do rótulo de favoritos.

?Um clássico carrega uma grande bagagem de rivalidade, algo que torna imprevisível qualquer análise. Não existe o favoritismo. O Botafogo está melhor na tabela de classificação, isso não podemos negar, mas perdemos pontos importantes para equipes que estão mais abaixo na tabela de classificação em casa, como Vitória, Avaí e Coritiba. Acredito que o fato de o adversário não estar com uma ótima pontuação não significa nada?, disse o goleiro paraguaio Gatito Fernández.

Na luta contra o rebaixamento, os tricolores fogem dos cálculos.

?Temos que pensar sempre em ganhar o próximo jogo. O cálculo é esse e é assim que estamos trabalhando?, disse o atacante Henrique Dourado, artilheiro do Brasileirão com 16 gols marcados.

Em termos de escalação, o Botafogo não poderá contar com o volante João Paulo, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Rodrigo Lindoso, que estava suspenso, reaparece na vaga dele. Outro que estava suspenso diante do Galo é o meia Marcos Vinícius, que entra no posto do lateral-esquerdo Gilson, que atuou improvisado no domingo passado.

Pelo lado do Fluminense, a única mudança certa em relação ao jogo contra o Flamengo será o retorno do zagueiro Gum, que não estava inscrito na Copa Sul-Americana, no lugar de Reginaldo, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Rio de Janeiro também, só que no Maracanã. Naquela ocasião o Botafogo levou a melhor e ganhou por 1 a 0, graças a um gol de Roger.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 4 de novembro de 2017 (Sábado)

Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Brenner

Técnico: Jair Ventura

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Gum e Marlon; Richard, Douglas, Junior Sornoza e Gustavo Scarpa; Marcos Júnir Henrique Dourado

Técnico: Abel Braga

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente