Ferroviário e Ceará fazem Clássico da Paz decisivo por vaga na final do Estadual

Ferrão e Alvinegro jogam no Castelão em partida única pela semifinal do Campeonato Cearense. Dono da segunda melhor campanha, Tubarão tem vantagem do empate.

Chegou a hora da verdade para Ferroviário e Ceará no Campeonato Cearense 2021. O Clássico da Paz desta quarta-feira, 19, na Arena Castelão, às 15h30, define o finalista do Estadual. Com a segunda melhor campanha da segunda fase, o Tubarão da Barra tem a vantagem do empate. Já o Alvinegro - dono do terceiro melhor desempenho - precisa vencer para avançar.

Após o término da última rodada, na segunda-feira, 17, houve entraves para marcação de data e local da partida. O Ceará tentou colocar a partida para sexta-feira, 21, na tentativa de ter atletas mais jogadores do elenco principal à disposição, pois o Alvinegro entra em campo diante do Bolívar, na quinta-feira, 20, pela Sul-Americana. O Ferroviário foi contrário ao proposto pelo Vovô e enviou ofício à Federação Cearense de Futebol (FCF) pedindo para o duelo ser disputado nesta quarta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O imbróglio teve desfecho somente no início da tarde de terça-feira, quando a FCF informou que as duas semifinais seriam disputadas na Arena Castelão. O Ferrão -  como mandante - tentou levar o Clássico da Paz para Elzir Cabral, mas a solicitação não foi atendida. A tabela detalhada do Estadual já informava que os jogos de semifinal teriam de ser disputados em 19 de maio.

O Ferrão disputa a competição desde a primeira fase, em que terminou na liderança - 16 pontos. A boa campanha deu ao clube coral o direito de disputar a Copa do Brasil do próximo ano. Embalado pelo bom início de temporada, a equipe comandada por Francisco Diá por pouco não terminou a segunda fase na primeira posição. Fortaleza e Tubarão somaram 17 pontos, mas o Leão levou a melhor no saldo de gols (18 a 10).

A equipe coral liderou a segunda fase do Estadual até o início da penúltima rodada. Com o empate diante do Atlético-CE, por 2 a 2, e a vitória do Fortaleza no Clássico-Rei, os comandados de Francisco Diá perderam o posto de primeiro lugar. O técnico teve inúmeros problemas para escalar os principais jogadores nos últimos dois jogos, visto que o goleiro Jonathan, o lateral-direito Polegar e os meias Mauri, Diego Viana e Berguinho foram ausências por problemas físicos.

O Ceará entrou no Campeonato Cearense já na segunda fase e jogou a maioria das rodadas com um time formado por jogadores das categorias sub-20 e sub-23. Com a paralisação da competição por causa da segunda onda de Covid-19, o clube alvinegro ficou sem calendário disponível para colocar o elenco principal, que ficou concentrado na disputa de Copa do Nordeste e Sul-Americana.

O Alvinegro terminou a segunda fase na terceira posição, com 13 pontos. A equipe formada por jogadores da base entrou em campo em quatro partidas: empate por 1 a 1 com o Pacajus, vitória por 1 a 0 sobre Crato e Icasa, além da goleada por 6 a 1 diante do Caucaia. Nos últimos dois jogos, derrota no Clássico-Rei e goleada no Atlético-CE, Guto Ferreira comandou a equipe e utilizou o elenco principal. 

Com a semifinal do Estadual um dia antes do jogo decisivo pela Sula, a escalação para o Clássico da Paz é um mistério. A tendência é que joguem os atletas das categorias de base e reservas do elenco principal - com menos chances de entrarem em campo diante do Bolívar.

Ficha técnica

Ferroviário (4-4-2): Serjão, Roni, Richardson, Vitão e Emerson; Wesley Dias, Diego Viana, Berguinho e Reinaldo (Mauri); Wendson e Adilson Bahia. Téc.: Francisco Diá

Ceará (4-2-3-1): João Ricardo (Vinicius Machado); Átila, Klaus, Lacerda e Alessandro; Geovane, Naressi (Marthã); Marquinhos, David, Denílson (Rick); JV Castro. Téc.: Guto Ferreira

Local: Arena Castelão

Data: 19/05/2021

Horário: 15h30min

Árbitro: Luiz César Magalhães

Assistentes: Anderson Farias e Anderson Rodrigues

Transmissão: Rádio O POVO CBN AM 1010, NordesteFC e TV Jangadeiro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club ferroviário atlético clube campeonato cearense 2021 semifinal do campeonato cearense clássico da paz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar