Nordestão: Ceará e Fortaleza podem terminar juntos na liderança da primeira fase pela segunda vez em três anos

Desde 2018 um time cearense termina com a melhor campanha na primeira etapa

Ceará e Fortaleza estão assumindo papéis de protagonistas no futebol nordestino. Os dois clubes da capital podem confirmar a liderança em seus respectivos grupos neste sábado, 10, na Copa do Nordeste, com ambos podendo ter a melhor campanha geral. Caso ocorra, será a segunda vez em três anos que os dois terminarão juntos na primeira colocação, a última em 2019. Além disso, será o quarto ano consecutivo com um time cearense terminando a primeira fase do Nordestão em primeiro lugar do seu grupo.

Desde que a competição voltou a ser disputado em 2013, o Ceará terminou três vezes como líder do seu grupo na Copa do Nordeste, em 2016, 2018 e 2019. O Fortaleza conseguiu o feito duas vezes, em 2019 e 2020. O Vovô teve a melhor campanha geral em 2018 – junto ao Vitória – com 13 pontos e em 2019, com 18. O Leão teve a melhor campanha de 2020, chegando a 17 pontos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Curiosamente, nas duas últimas vezes em que Ceará ou Fortaleza fizeram a melhor campanha da primeira fase da Copa do Nordeste, o rival conquistou a competição. Em 2019 o Vovô teve a melhor desempenho e o Leão faturou o título. No ano seguinte, foi a vez do Tricolor ser o melhor time da primeira etapa e o Alvinegro levantar a taça, o segundo título invicto.

Sobre a invencibilidade do Ceará, o time tem uma marca que já dura três anos. Desde 2018 não perde a primeira fase da Copa do Nordeste (1 a 0 contra o Sampaio Correa). O Alvinegro está próximo de completar 27 partidas sem ser derrotado nesta fase da competição. O Vovô já conquistou dois títulos invictos, 2015 e 2020, e é o clube cearense com mais participações no Nordestão desde o torneio retornou em 2013.

O Fortaleza está próximo de confirmar a terceira vez consecutiva como líder do seu grupo e a segunda vez seguida com a melhor campanha da primeira fase. Com uma vitória sobre o Confiança, o Leão não dependerá de nenhum resultado e garantirá os feitos. O confronto acontece neste sábado, 10, às 16 horas, no Batistão.

No mesmo dia e horário, o Ceará encara o Salgueiro-PI no Castelão. O Vovô tem chances de conseguir a melhor campanha, mas precisa vencer o jogo e torcer por uma derrota ou empate do rival. Uma vitória contra o time pernambucano garante o Alvinegro como líder do Grupo A sem depender de nenhum outro confronto.

Caso as duas equipes consigam confirmar a liderança só se encontrarão em uma eventual final. O mais longe que os rivais se enfrentaram neste retorno da Copa do Nordeste foi na semifinal do ano passado (2020). O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 e foi para a final com o Bahia, conquistando o Nordestão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Esporte Clube Ceará Sporting Club

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar