PUBLICIDADE
Cearenses
NOTÍCIA

Governo anuncia data para iniciar retomada de atividades e FCF projeta volta do Campeonato Cearense

Mentora do futebol cearense acredita que a liberação para as partidas do futebol local seja feita logo no primeiro momento da reabertura gradual de atividades, mas os clubes ainda terão pelo menos 15 dias para se reorganizar

Brenno Rebouças
20:52 | 04/04/2021
Troféu do Campeonato Cearense  (Foto: JÚLIO CAESAR)
Troféu do Campeonato Cearense (Foto: JÚLIO CAESAR)

Com o anúncio do Governador Camilo Santana de que a abertura gradual para atividades não essenciais no Estado deve ocorrer a partir do dia 12 de abril, ou seja, na próxima segunda-feira, a Federação Cearense de Futebol (FCF) já consegue projetar a retomada do Campeonato Cearense. O desejo da mentora é que as partidas do Estadual voltem a ser disputadas no fim de abril.

A conta é simples, mas depende da permissão de jogos a nível local logo na primeira fase do plano de retomada do Governo do Estado, que não está garantida. Como os jogos a nível estadual e nacional estão sendo realizados normalmente e pelos protocolos que o futebol possui, no entanto, acredita-se que as partidas do Campeonato Cearense sejam liberadas já no primeiro momento.

Nudtor avisa que 13 estádios cearenses podem ficar inaptos para jogos em abril

Caso isso se confirme, a partir do dia 12 de abril, a FCF pretende dar 15 dias para as equipes se reorganizarem — já que algumas se desfizeram de parte do elenco, como Caucaia e Icasa — e voltarem à disputa do certame local. Isso significa que na última semana do mês vigente, entre 27 de abril e 1º de maio (terça a sábado), as partidas da segunda rodada da segunda fase já poderiam ser realizadas, dando sequência ao Campeonato Cearense. O desejo de retomar a competição na reta final de abril foi confirmado ao Esportes O POVO pelo presidente da entidade, Mauro Carmélio.

A FCF precisa de oito datas para concluir o Estadual. Até o início da Série A de 2021, marcada para o fim de semana de 29 e 30 de maio, existem nove datas, mas somente duas delas são totalmente livres, que são os dias 16 e 23 de maio. O restante das partidas coincide ou com datas das fases final da Copa do Nordeste (depende de até onde os clubes cearenses vão) ou com jogos do Ceará pela Copa Sul-Americana. Vovô e Leão, no entanto, poderiam atuar com times alternativos.

O Campeonato Cearense está parado desde 10 de março, quando foi disputada a primeira rodada da segunda fase da competição.

Confira as datas (base) para realização de jogos entre 12 de abril, quando os jogos locais podem estar liberados, a 29 de maio, quando começa a Série A:

18/04 - Quartas de Final Copa NE
21/04 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)
25/04 - Semifinal Copa NE
28/04 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)*
02/05 - Final Copa NE: Ida
05/05 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)
09/05 - Final Copa NE: Volta
12/05 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)
16/05 - Livre
19/05 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)
23/05 - Livre (data pré-estabelecida para a final do Estadual)
26/05 - Livre (Tem Sul-Americana para o Ceará)

*A FCF prevê retomada no final de Abril, portanto na semana desta data 

Com colaboração de Thiago Minhoca