PUBLICIDADE
Cearenses
Noticia

No top-20 do ranking da CBF, Ceará e Fortaleza garantem vaga em competições de base

Vovô, pelo segundo ano seguido, e Tricolor, com participação inédita, representarão o Estado nos Brasileiros sub-17 e sub-20 desta temporada

15:17 | 09/03/2021
Jogadores disputam a bola no Clássico-Rei entre Fortaleza x Ceará, no CT Ribamar Bezerra, pela Copa Flávio Peixoto sub-20 (Foto: Pedro Chaves/CearaSC.com)
Jogadores disputam a bola no Clássico-Rei entre Fortaleza x Ceará, no CT Ribamar Bezerra, pela Copa Flávio Peixoto sub-20 (Foto: Pedro Chaves/CearaSC.com)

Presentes entre os 20 primeiros colocados do ranking nacional de clubes, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último dia 1º, Ceará e Fortaleza garantiram também participação em duas competições de base na temporada 2021: os Campeonatos Brasileiros das categorias sub-17 e sub-20.

O Vovô ocupa a 14ª posição da lista da entidade, com 9.128 pontos, enquanto o Leão soma 8.086 pontos, na 18ª colocação. O ranking leva em conta o desempenho dos clubes em competições nacionais nos últimos cinco anos.

Em 2020, o Alvinegro já figurava no top-20 e disputou o Brasileirão das duas categorias. Os certames são disputados em modelo híbrido - pontos corridos na primeira fase e mata-mata -, e o time de Porangabuçu não conseguiu avançar para a segunda etapa. No sub-23 nacional, conquistou o título inédito.

Já o Tricolor do Pici alcançou o posto no ranking ao final da última temporada e disputará as competições pela primeira vez. Além disso, por ter conquistado o título estadual sub-17, também conseguiu vaga na Copa do Brasil da categoria. Na Copa do Brasil sub-20, o representante do Estado será o Floresta.

Em 2021, Ceará e Fortaleza estarão juntos na Série A pelo terceiro ano consecutivo - o Vovô desde 2018, e o Leão desde 2019 - e também representarão o Estado nas competições nacionais de base.