PUBLICIDADE
Cearenses
NOTÍCIA

Final da Série D: Floresta recebe Mirassol-SP de olho em vantagem para duelo de volta

Verdão da Vila Manoel Sátiro confia em força como mandante para vencer Leão da Alta Araraquarense no confronto de ida

Victor Hugo Pinheiro
19:29 | 29/01/2021
Técnico Leston Júnior espera conseguir título da Série D do Brasileiro com o Floresta (Foto: Ronaldo Oliveira / Floresta EC)
Técnico Leston Júnior espera conseguir título da Série D do Brasileiro com o Floresta (Foto: Ronaldo Oliveira / Floresta EC)

A temporada de 2020 do Floresta pode servir de inspiração até mesmo para roteiro de filme. Do rebaixamento no Campeonato Cearense ao acesso inédito à Série C, o Verdão da Vila Manoel Sátiro disputa neste sábado, 30, às 16 horas, na Arena Castelão, o último ato da temporada 2020. Trata-se da partida de ida da final do Campeonato Brasileiro da Série D contra o Mirassol-SP. Após a subida, a obsessão do Lobo é a conquista do título nacional.

Em caso de título, o Floresta será a terceira equipe cearense a conquistar a Série D e se juntará ao Guarany de Sobral (2009) e Ferroviário (2018). Para o caminho até o troféu ficar mais próximo, o Lobo quer vencer a primeira partida da decisão e chegar em vantagem no confronto de volta. A força como mandante é um dos trunfos do Verdão, uma vez que ainda não perdeu em casa na competição: são sete vitórias e quatro empates.

O principal objetivo do Verdão na Série D já foi alcançado com a conquista do acesso. Com 10 vitórias, 10 empates e apenas duas derrotas, os comandados do técnico Leston Júnior sabem do peso que um título nacional pode trazer para a história do Lobo. Com ou sem troféu, o fato é que disputar a Série C certamente mudará os rumos do clube. Afinal, a competição exige organização dentro e fora das quatro linhas.

O planejamento para a temporada 2021 começou no Floresta com a renovação contratual de Leston Júnior até o fim do ano. Seduzido pelo projeto esportivo do clube, o treinador já escreveu seu nome na história e busca coroar o trabalho com o título da Quarta Divisão.

“A expectativa de tentar reproduzir o que fizemos até agora. Fazer um jogo equilibrado, forte, muita concentração, para que, nessa decisão de 180 minutos, a gente possa ser merecedor da conquista do título. Ao longo da semana, procuramos fazer um trabalho para tirar a ansiedade dos jogadores e manter o grupo mentalmente forte. Em jogos decisivos, os pequenos detalhes fazem a diferença e é preciso ter atenção elevada”, disse Leston Júnior, em entrevista coletiva guiada.

O duelo entre Floresta e Mirassol deve ser movimentado pelo ataque forte de ambos os lados. O Lobo fez 36 gols em 22 jogos, deixando de marcar somente na derrota por 1 a 0 diante do Afogados-PE, na estreia da Série D. Já o Leão marcou 47 vezes — também em 22 partidas. Com 11 tentos, o atacante Fabrício é o destaque da equipe e ainda tem possibilidades de ultrapassar ou igualar os 12 de Zé Love, do Brasiliense, artilheiro do certame.

O clube paulista tem campanha de 13 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. A equipe foi comandada por Ricardo Catalá nas rodadas iniciais, antes de o treinador acertar com o Guarani-SP. Como substituto, chegou o experiente Eduardo Baptista. Aos 48 anos, o atual comandante teve passagens recentes por Palmeiras-SP, Fluminense-RJ, Ponte Preta-SP e Sport-PE.

Ficha técnica

Floresta
4-3-3: Douglas Dias; Lito, Willian Goiano, Alisson, Fabio Alves; Jô, Marconi, Thalison; Deysinho, Luis Soares, Flávio Torres. Téc.: Leston Júnior.

Mirassol
4-3-3: Jefferson; Oliveira, Danilo Boza, Heitor, Moraes; Daniel, Alisson, Cássio Gabriel; Netto, Fabrício, João Carlos. Téc.: Eduardo Baptista.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 30/1/2021
Horário: 16 horas
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Edson Antonio de Sousa (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
Transmissão: Mycujoo e TV Brasil