PUBLICIDADE
Cearenses
NOTÍCIA

Sete clubes cearenses estão garantidos em competições nacionais em 2020

Equipes estão todas na primeira divisão do Estadual, que só não tem três times disputando torneios nacionais ou regionais

16:59 | 29/12/2019
Arena Castelão não deve ser palco apenas de jogos de Ceará e Fortaleza em âmbito nacional em 2020
Arena Castelão não deve ser palco apenas de jogos de Ceará e Fortaleza em âmbito nacional em 2020 (Foto: Divulgação)

O ano de 2020 tem tudo para ser muito especial para o futebol cearense, principalmente no âmbito nacional. Isso porque dos dez clubes que disputam o Estadual, sete estão inseridos em competições nacionais, sejam divisões ou Copa do Brasil.

Ceará e Fortaleza são os dois representantes nos principais torneios. Vovô e Leão disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e também a Copa do Nordeste. No caso do Tricolor, tem até a Copa Sul-Americana, certame no âmbito internacional.

O Ferroviário vem logo atrás. Quase conseguiu o acesso para a Série B neste ano, e em 2020 disputa a Série C do Campeonato Brasileiro novamente buscando a vaga na segunda divisão nacional. Essa é a única competição do Tubarão nacionalmente na próxima temporada, depois de dois anos seguidos disputando Copa do Brasil e até Copa do Nordeste em 2018.

Os representantes cearenses na Série D do Campeonato Brasileiro são Guarany de Sobral e Floresta. Nesta temporada, nenhuma equipe local conseguiu o acesso. o Atlético-CE caiu cedo para o Bragantino-PA, mas o Verdão quase subiu para a Série C, mas foi eliminado pelo Jacuipense-BA.

Para completar a lista, Barbalha e Caucaia vão disputar a Copa do Brasil nesta temporada. Ambos conseguiram vaga por meio do Campeonato Cearense e Taça Fares Lopes, respectivamente. A Raposa enfrenta o São José-RS e a Raposa dos Verdes Canaviais joga contra Operário-PR.

Sete ao todo, de um total de dez. Apenas Horizonte, Atlético-CE e Pacajus não entram nessa lista, mas são três times que devem se inspirar no sucesso dos rivais para conseguir vagas nas competições nacionais em 2021. A década vai terminando interessante para o futebol cearense.