Participamos do

Clássico-Rei 100 anos: Veja quem é o mais vitorioso nos confrontos entre Ceará e Fortaleza

Segundo o levantamento, Ceará e Fortaleza se enfrentaram 566 vezes em toda a história, somando jogos oficiais e amistosos.
11:38 | Dez. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Na próxima segunda-feira, 17 de dezembro de 2018, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro completa 100 anos. No centenário do Clássico-Rei, como é conhecido o duelo entre Ceará e Fortaleza, O POVO inicia uma série de reportagens históricas sobre o confronto. Com base em levantamento dos pesquisadores e historiadores Eugênio Fernandes e David Barboza*, o Ceará é o time que tem mais vitórias na história do Clássico-Rei.

Segundo o levantamento, Ceará e Fortaleza se enfrentaram 566 vezes em toda a história, somando jogos oficiais e amistosos. O Alvinegro obteve 192 vitórias, contra 173 do Tricolor. Outras 201 partidas terminaram empatadas.

Considerando apenas os jogos oficiais, são 488 embates, com 160 triunfos do Vovô, 150 do Leão e 178 empates.

Em partidas amistosas, foram 78 encontros, com 32 vitórias do Ceará e 23 do Fortaleza. Outros 23 jogos terminaram empatados.

A reportagem consultou a Federação Cearense de Futebol (FCF), mas a entidade revelou que não possui nenhum registro histórico do passado do futebol cearense.

*Eugênio Fernandes é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. Trabalha no Centro de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará Sporting Club.

*David Barboza é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. É apontado pelo Fortaleza Esporte Clube como o curador oficial do clube.
 
[VIDEO1] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente