Participamos do

Clássico-Rei 100 anos: Saiba quem venceu o primeiro jogo entre Ceará e Fortaleza

Ceará e Fortaleza se enfrentaram pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1918.
10:28 | Dez. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Nesta segunda-feira, 17 de dezembro de 2018, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro completa 100 anos. No centenário do Clássico-Rei, como é conhecido o duelo entre Ceará e Fortaleza, O POVO dá continuidade à série de reportagens históricas sobre o confronto. Com base em levantamento dos pesquisadores e historiadores Eugênio Fernandes e David Barboza*, o Ceará é o time que obteve a primeira vitória na história do Clássico-Rei.

Segundo o levantamento, Ceará e Fortaleza se enfrentaram pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1918, e o Alvinegro venceu por 2 a 0, em partida que foi válida pela antiga Liga Metropolitana Cearense de Futebol. Os gols foram marcados por Walter Barroso e Enoch, de acordo com o pesquisador e historiador Pedro Mapurunga Azevedo, que também contribuiu na reportagem.



A primeira vitória do Fortaleza nos confrontos só aconteceu dois anos depois, em 1920. Porém, foi em grande estilo: vitória por 3 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Cearense.

A reportagem consultou a Federação Cearense de Futebol (FCF), mas a entidade revelou que não possui nenhum registro histórico do passado do futebol cearense.

*Eugênio Fernandes é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. Trabalha no Centro de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará Sporting Club.

*David Barboza é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. É apontado pelo Fortaleza Esporte Clube como o curador oficial do clube.

VEJA A FICHA TÉCNICA DO PRIMEIRO CLÁSSICO-REI DA HISTÓRIA
1º Clássico-Rei da história
Decisão da Liga Metropolitana Cearense de Futebol
Ceará 2x0 Fortaleza
Data: 17/12/1918
Local: Campo do Prado, em Fortaleza
Público e renda: não divulgados
Árbitro: Sílvio Gentil
Gols: Walter Barroso e Enoch

Ceará: Aldo, Garcia e Gracho; Célio Moraes, Carlito e Ninito; Meton, Walter Barroso, Enoch, Aluízio Mamede e Braun. 

Fortaleza: Quinderé, Riquet e Peter; João Gentil, Bauerfeldt e Djalma; Artur Oliveira, Humberto Ribeiro, Juracy, Clóvis e Pontes. 

Fonte: Assim se construiu o campeão - Volume 1 (Pedro Mapurunga Azevedo)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente