Participamos do

Ferroviário precisa vencer ou empatar para garantir vaga sem depender de resultados

16:58 | Mai. 23, 2018
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Se não conseguiu garantir vaga na próxima fase da Série D de forma antecipada no duelo do domingo passado, contra o 4 de Julho-PIo Ferroviário terá condições de assegurar sua credencial diante do Cordino-MA, no último jogo da fase classificatória, marcado para o próximo domingo, as 18h, no estádio Presidente Vargas.  

A meta coral é terminar a fase classificatória na liderança do grupo A4. O time pode conquistar o feito com empate ou vitória. Nesses cenários, o Ferrão garantiria a liderança de sua chave e, consequentemente, vaga direta na segunda etapa do torneio. Contudo, caso o Cordino, atual vice-líder do grupo, vença a partida, o time Coral vai precisar torcer por combinações de resultados em outros 12 grupos e a fim de se garantir na fase seguinte do certame.

Conforme os cálculos do estatístico Thiago Minhoca, existem 12 chaves em que os vice-líderes podem ter campanha inferior a do Ferrão. A exceção acontece nos grupos A8, A15 e A17. Deve-se também considerar nesta lista a chave A6, já que o Imperatriz tem oito tentos de saldo e precisaria perder de sete gols de diferença, para ter campanha inferior a do Peixe.

Vale lembrar que na Série D, além dos 17 líderes de cada chave, os 15 melhores segundos colocados também avançam à próxima etapa. Portanto, o Tubarão – caso termine como segundo do seu grupo - precisa ter campanha superior a de dois vice-líderes de outros grupos.

O estatístico destaca que o saldo de gols do Ferroviário, de %2b2, pode ser fator desfavorável ao time da Barra do Ceará, uma vez que derrota simples para o Cordino o deixaria estacionado com nove pontos e um gol de saldo. O matemático lembra que a maioria dos segundos colocados irão atuar como mandantes e/ou contra adversários já eliminados ou classificados, fato que pode dificultar a classificação do Ferroviário entre os 15 melhores vice-líderes da competição. Para Minhoca, os grupos A13, A14 e A16 estão entre os prováveis piores vice-líderes. 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente