Participamos do

Ceará e Fortaleza: relembre as últimas vezes que cearenses lideraram as Séries A e B

16:54 | Mai. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Fortaleza é o atual líder do Campeonato Brasileiro da Série B com três vitórias e um empate (pode perder a liderança caso Paysandu ou Vila Nova vençam na rodada). Caso passe pelo Goiás na próxima rodada vai estabelecer seu melhor início na competição desde 2007 (já com pontos corridos) quando venceu quatro dos cinco primeiros jogos da Série B (Fortaleza 3x1 Portuguesa; CRB 1x2 Fortaleza; Ponte Preta 2x0 Fortaleza; Fortaleza 2x1 Santa Cruz; Fortaleza 1x0 Ceará) e permaneceu na liderança da competição durante as rodadas dois e cinco. Pela elite (Série A), o Leão nunca terminou como primeiro no formato atual da disputa.

Já o Ceará, que não começou bem na Série A deste ano, sentiu o gosto da primeira colocação por uma noite, em 2010. O Alvinegro chegou à liderança na sétima rodada ganhando do Atlético Mineiro por 1 a 0 e somando então 17 pontos, pois o Corinthians só venceu sua partida um dia depois e recuperou a ponta da tabela, com os mesmo tanto de pontos, mas superando em critérios de desempate.

O time comandado na época por PC Gusmão conquistou 17 pontos de 21 possíveis antes da parada para Copa do Mundo (Ceará 1x0 Fluminense; Santos 1x1 Ceará; Ceará 1x0 Vitória; Goiás 0x0 Ceará; Ceará 1x0 Cruzeiro; Ceará 2x0 Avaí; Atlético Mineiro 0x1 Ceará), com um total de cinco vitórias e dois empates.

Em 2014, o Ceará foi campeão simbólico do primeiro turno da Série B com o comando de Sérgio Soares. Foram 35 pontos somados de 57 disputados. Por coincidência, naquele ano também houve parada para a Copa do Mundo na décima rodada e o Vovô terminou como líder após vencer o Bragantino por 2 a 1 fora de casa. Ao todo, o time se manteve como primeiro por nove rodadas, mas deixou escapar o acesso em função da ruim campanha no segundo turno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente