Participamos do

Após reunião, última rodada do Cearense está mantida para esta quinta

O Ferroviário se comprometeu em não escalar os mesmos jogadores que enfrentam o Vitória-BA nesta quarta, no Clássico das Cores contra o Fortaleza amanhã
12:33 | Mar. 21, 2018
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]A realização da última rodada do Campeonato Cearense está confirmada para esta quinta-feira, 22. A decisão foi tomada em reunião realizada no Ministério Público do Trabalho, na manhã desta quarta-feira, 21, que durou cerca de três horas (entre 10h30min e 1313h30). Participaram representantes de Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Federação Cearense de Futebol (FCF) e Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (SAFECE). 

Ficou acordado que as partidas entre Ceará x Floresta, Fortaleza x Ferroviário e Uniclinic x Iguatu, todas marcadas para as 21h, irão ocorrer normalmente. Dirigentes de Tubarão e Vovô se comprometeram a mudar a escalação das equipes (referente ao último jogo) em 90%. 

Na prática, dos atletas que atuaram em CSA 1x1 Ceará, na terça, 20 e dos que vão atuar nesta quarta em Ferroviário x Vitória, apenas quatro poderão jogar novamente na rodada final da segunda fase do Estadual, sendo um deles o goleiro. Os demais terão que ser definidos até o meio dia de quinta e informados à FCF, acompanhado de laudos médicos que comprovem que eles podem entrar em campo novamente. Nenhum dos quatro, entretanto, poderá jogar 90 minutos.

"A gente conseguiu chegar num consenso que esse problema de tabela não é exclsivadedade do campeonato cearense, é nacional. Infelizmente houve choque datas por méritos dos clubes, graças ao bom desempenho de Ceará e Ferroviário (que foram longe na Copa do Brasil e permanecem disputando a Copa do Nordeste), mas foi estabelecido um denominador que vai sim acontecer a rodada porque tem outros clubes e atletas envolvidos e o problema seria muito maior se acontecesse algo diferente", comentou o diretor jurídico da FCF, Eugênio Vasques. 

O presidente do Safece, Marcos Gaúcho, disse que batalhou e conseguiu um "empate com sabor de derrota". "Eu como representante da catgoria não posso tomar decisões unilaterais, consultei os atletas durante a audiência e eles, sob certa pressão dos clubes, de tudo que representa entrar em campo, principalmente do Ferroviáiro, falaram que sim, que poderiam entrar em campo desde que isso não acontecesse no ano seguinte. E eu fiz a sugestão de que todos deveriam não participar da partida, mas entendia a justificativa deles", disse.
 
Na terça-feira, 20, o Fortaleza conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF) que impedia a FCF de alterar a data da 5ª rodada do Cearense. Pleito que está em análise na entidade a pedido dos jogadores de Ferroviário e Ceará, representados pelo Sindicato dos Atletas do Estado. 

Na liminar, assinada pelo auditor Frederico Bandeira Fernandes, constava que a alteração da última rodada do Estadual violaria o Regulamento Geral, Regulamento Específico, o Estatuto do Torcedor da competição e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente