Ceará sai na frente, mas cede empate ao Bahia na Arena Castelão
Vovô abriu o placar gol de Lourenço, mas sofreu empate na segunda etapa. Próximo compromisso do Alvinegro será diante do São Paulo, no Morumbis
20:32 | Set. 20, 2025
Na presença do torcedor alvinegro, na Arena Castelão, na noite deste sábado, 20, o Ceará empatou em 1 a 1 com o Bahia, pela 24ª rodada da Série A. Com uma boa atuação em casa, o Vovô saiu à frente no placar com o gol de pênalti anotado pelo meia Lourenço. Entretanto, na segunda etapa, o Alvinegro viu o Bahia igualar o marcador com um gol de Willian José.
A igualdade impediu o Alvinegro de Porangabuçu de retornar ao G-10 do Brasileirão. Assim, a equipe comandada por Léo Condé segue na 11ª colocação, agora com 28 pontos somados. O próximo desafio do Vovô será na segunda-feira, 29, quando visita o São Paulo, no Morumbis, em duelo válido pela 25ª rodada da Série A.
Ceará 1x1 Bahia: o jogo
Com o apito inicial no Gigante da Boa Vista, já ficou evidente o equilíbrio e a competitividade da partida. O Bahia começou pressionando o mandante nos primeiros minutos, mas o Alvinegro respondeu logo em seguida. Sem se intimidar, o Ceará passou a ditar o ritmo, explorando os contra-ataques e assumindo as principais ações ofensivas. Lourenço e Dieguinho deram dinâmica ao meio-campo, enquanto Paulo Baya — estreando como titular — se destacava no comando do ataque. Até os 20 minutos, as chances mais claras foram do Vovô.
De média e longa distância, Paulo Baya arriscou finalizações que obrigaram Ronaldo a trabalhar. Mesmo com menor posse de bola, o Ceará se mostrava perigoso com transições rápidas e pressão na saída adversária, mas pecava no passe final.
A partir da metade da primeira etapa, o Bahia passou a reagir. Sanabria e Willian José criaram as principais oportunidades do lado tricolor, exigindo boas defesas de Bruno Ferreira. Em noite segura, o goleiro do Vovô segurou as investidas e evitou o empate antes do intervalo.
O cenário mudou apenas nos minutos finais do primeiro tempo. Aylon sofreu falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o Ceará. Lourenço bateu no canto esquerdo e Ronaldo defendeu, mas, no rebote, o camisa 97 aproveitou de cabeça e abriu o placar para o Alvinegro.
Na volta do intervalo, o Ceará manteve a mesma formação, mas viu o Bahia retomar a pressão ofensiva. Aos dez minutos, Everton Ribeiro encontrou Willian José, que finalizou para empatar o jogo na Arena Castelão. O Tricolor seguiu no ataque e quase virou aos 20 minutos, quando Sanabria recebeu cruzamento de Everton Ribeiro e cabeceou com perigo, mas Bruno Ferreira apareceu novamente para evitar o gol.
Buscando ampliar o placar, Condé promoveu mudanças no ataque, dando espaço para Vina e Pedro Henrique. A perfomrance do Vovô, porém, continuou a mesma: boas chances criadas, mas sem finalização efetiva. Nos momentos finais da partida, Vina teve a oportunidade de garantir a vitória alvinegra ao ficar cara a cara com o goleiro tricolor, mas desperdiçou ao mandar a bola na trave.
Ceará 1x1 Bahia: ficha técnica
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Rafael Ramos, Marllon, Willian Machado e Nicolas; Dieguinho (Lucas Lima), Fernando Sobral (Vinícius Zanocelo) e Lourenço (Vina); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Aylon (Pedro Henrique). Téc.: Léo Condé
Bahia
4-3-3: Ronaldo, Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rodrigo Nestor), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rezende); Michel Araújo (Kayky), Sanabria (Iago) e Willian José (Tiago). Téc.:Rogério Ceni
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 20/9/2025
Horário: 18h30min
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: 48' Fernando Sobral (Ceará), 59' Aylon (Ceará), 78' Tiago (Bahia), 86' Fernandinho (Ceará)
Gols: 48' Lourenço (P) e 56' Willian José