Ceará evolui no returno, lidera 2ª fase da Série B e vê retorno à elite próximo
O desempenho do Vovô na segunda metade do torneio reflete diretamente no momento atual da equipe, que já está a uma vitória de garantir o retorno á Série AOs motivos para o Ceará comemorar a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, na última segunda-feira, 18, são muitos: recorde de público na Arena Castelão, retorno ao G-4 e proximidade do acesso. Mas há um destaque especial: o Vovô se tornou a melhor equipe do segundo turno.
Até então, esse título pertencia ao Santos, que garantiu a taça da Série B com uma rodada de antecedência. No entanto, o triunfo contra o Coelho levou o Alvinegro a 34 pontos na segunda metade da competição, igualando a marca dos paulistas. A diferença está no número de vitórias: enquanto o Peixe venceu dez vezes, o escrete de Porangabuçu alcançou 11.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Esse desempenho contrasta com o primeiro turno, quando a agremiação cearense teve uma campanha irregular. Sob o comando de Vagner Mancini até a 12ª rodada, o time somou 24 pontos, fruto de oito vitórias, cinco empates e seis derrotas, encerrando a etapa com a oitava melhor campanha. Agora, no segundo turno, são dez pontos a mais, consolidando a evolução.
Leia mais
Com a chegada de Léo Condé, o time encontrou consistência e apresentou um aproveitamento impressionante de 61% em sua gestão. Nas 24 partidas disputadas, foram 14 vitórias, dois empates e oito derrotas. Dos 72 pontos disputados, 44 foram conquistados na etapa final.
Esse desempenho sólido tem explicação na consistência que Condé trouxe ao time. Ele definiu uma formação titular que, salvo por suspensões ou lesões, raramente sofreu alterações.
No ataque, o trio Aylon, Saulo Mineiro e Erick Pulga mostrou entrosamento e regularidade, sendo peça-chave no sucesso do Vovô nesta temporada.
Já na defesa, que era um ponto frágil, Condé encontrou solução ao estabelecer a dupla João Pedro Tchoca e David Ricardo, que consolidou o setor defensivo nas rodadas finais.
Essa transformação reflete diretamente a atual situação do Ceará na Série B. No início do campeonato, a desconfiança era grande. Hoje, o cenário é completamente diferente — e muito mais positivo.
Agora, o retorno à Série A, após duas temporadas, depende de apenas um jogo: no próximo domingo, 24, às 18h30min, contra o já rebaixado Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas-SP.
Para o técnico Léo Condé, conquistar o acesso seria a "cereja do bolo" de um trabalho que começou na 15ª rodada.
"Estou muito feliz no clube e na cidade. E, se Deus quiser, vai ser a cereja do bolo conquistar esse acesso. A gente espera conseguir, com muita humildade e trabalho, essa vaga contra o Guarani para coroar todo esse período juntos", declarou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente