PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará tem o terceiro melhor ataque do returno no Campeonato Brasileiro

Alvinegro marcou 14 gols no segundo turno. Número é inferior apenas ao desempenho de São Paulo e Atlético-MG, ambos com 15 tentos

Victor Hugo Pinheiro
14:38 | 30/12/2020
Jogadores do Ceará comemoram gol no Clássico-Rei entre Fortaleza x Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Jogadores do Ceará comemoram gol no Clássico-Rei entre Fortaleza x Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

O ataque do Ceará tem sido o ponto alto na campanha da Série A. Com 14 gols em oito rodadas, o Vovô possui o terceiro melhor desempenho ofensivo do returno, ficando atrás apenas de São Paulo e Atlético-MG, ambos marcaram 15. A força ofensiva tem contribuído para o time de Guto Ferreira ter a oitava melhor campanha do returno, e consolidar o Alvinegro no G-10 do Campeonato Brasileiro da Série A.

A força ofensiva do Vovô não é somente no segundo turno, uma vez que foram 24 gols marcados em 19 jogos no turno inicial. Entretanto, o desempenho passou a ser mais significativo no returno, o que é comprovado pelas estatísticas. A eficiência do ataque tem sido primordial para o Alvinegro se firmar entre os 10 primeiros colocados na Série A e se distanciar da zona de rebaixamento. Com 38 gols em 27 jogos, o Vovô tem o quinto melhor ataque, empatado com o Santos - que também marcou 38 vezes.

A produção ofensiva do Alvinegro é impulsionada pelo desempenho do meia-atacante Vina, que fez oito gols e contribuiu com seis assistências no Brasileirão. Além do camisa 29, o atacante Cléber tem participado bem do ataque, com seis tentos marcados.

No segundo turno, o sistema defensivo do Ceará também passou a sofrer menos gols, são 10 sofridos em oito jogos. Com isso, o Alvinegro tem a décima melhor defesa do returno, empatado com Sport, Fluminense e Flamengo - as equipes levaram 10 tentos. Em 27 rodadas, o Vovô foi vazado 37 vezes, mesmo número que o Coritiba. Os comandados de Guto Ferreira têm a quinta pior defesa do Brasileirão.

Após o empate com o Santos, na rodada anterior, os jogadores do Ceará receberam folga de cinco dias. A retomada aos treinos é no próximo sábado, 2, iniciando a preparação para o duelo contra o Internacional, no dia 7 de janeiro (quinta-feira), na Arena Castelão, às 19 horas, pela 28ª rodada. O Alvinegro ocupa a décima colocação, com 36 pontos.