PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará: Guto Ferreira diz como aproveitou semana livre na tabela e minimiza suspensão contra o Flu

O Vovô teve quatro dias consecutivos de treinos, desde a reapresentação, na terça-feira, até a manhã desta sexta, quando encerrou os preparativos para enfrentar o tricolor carioca no sábado

Brenno Rebouças
12:16 | 16/10/2020
Guto Ferreira não ficará na área técnica do Ceará na partida diante do Fluminense (Foto: Julio Caesar / O POVO)
Guto Ferreira não ficará na área técnica do Ceará na partida diante do Fluminense (Foto: Julio Caesar / O POVO)

O Ceará está pronto para enfrentar o Fluminense, pela 17ª rodada da Série A do Brasileiro. O último dos quatro treinos comandados por Guto Ferreira foi realizado na manhã desta sexta-feira, 16.

O treinador não havia todo esse tempo para trabalhar em todo o Campeonato Brasileiro até aqui, devido o calendário apertado, mas não jogou no meio de semana e teve a semana livre para fazer ajustes e descansar os jogadores.

"O principal que dá pra afirmar é descanso, recuperação de jogadores. Isso foi o principal foco. O segundo foram ajustes na parte defensiva, parte de transição e alguns ajustes ofensivos. A equipe principal, se somar em minutos dentro de campo, vai ter tido aí 130 minutos, ou seja, pouco mais de duas horas de trabalho (nos treinos) dividido em três ou quatro dias. Isso não é muita coisa, mas permite você repetir várias vezes e os ajustes vão se dando, os jogadores vão entendendo um pouco mais alguns detalhes, vão se preocupando com aquela informação um pouco mais e a diferença toda vai ser dentro campo quando estiver jogando”, comentou Guto, sobre a brecha na tabela.

Ele explica que a medida que as informações passadas aos jogadores vão se fixando na cabeça deles, outras novas podem ser apresentadas, sem que comprometa a assimilação de tudo que a comissão técnica quer passar o grupo. ”Quando você tem mais tempo (de treino) e tem algumas coisas que já estão firmadas (na mente dos atletas), você não precisa ficar repetindo e trabalha com outras informações para firmá-las também e aí a coisa fica mais automática. Essa é a busca", explicou.

A semana de trabalhos teve como foco principal o jogo diante do Fluminense, óbvio, mas Guto Ferreira diz que esse tempo de treinamento também serviu para melhorar aspectos da equipe para partidas futuras. "Nos focamos no Fluminense, sim, agora a questão dos próximos jogos, quando você trabalha a equipe como um todo, de certa forma também está direcionando trabalhos para os próximos duelos. O que você não trabalha é a estratégia dos jogos futuros. Mas a melhoria técnica, tática e física da equipe você trabalha nesses momentos”, disse o treinador.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o “Gordiola” não estará na área técnica do Vovô diante do Fluminense. O auxiliar Alexandre Faganello vai comandar o time de perto, mas Guto estará no Maracanã. “Sobre minha ausência, Alexandre e André (Luís dos Santos, auxiliar) já me substituíram ‘n’ vezes [...] e nós vamos estar lá apoiando, conversando e buscando as melhores informações possíveis para fazer a equipe andar firme e forte dentro de campo para conquistar um bom resultado", mostrou tranquilidade.

Fluminense e Ceará jogam às 19 horas deste sábado, 17, no Maracanã