Participamos do

Com restrição para treinos, saiba como atuará Guto Ferreira na retomada do Ceará

Contratado em março após a saída de Enderson Moreira, Guto iniciou o trabalho como treinador à distância por causa da paralisação do futebol
19:34 | Jun. 01, 2020
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Guto Ferreira passou por teste de detecção para o novo coronavírus nesta tarde e acompanhará o primeiro treino in loco como comandante do Ceará nesta terça-feira, 2. O início de trabalho do treinador, agora de forma presencial, ocorrerá de forma restritiva devido à retomada gradual dos treinos do clube, respeitando protocolo de segurança contra a Covid-19.

+ Com retorno de Sobis, Luiz Otávio e mais quatro, Ceará terá todo o elenco de volta até esta terça

O novo comandante esteve hoje pela primeira vez no centro de treinamento (CT) do Alvinegro, no Porangabuçu, para passar por teste para o novo coronavírus e aguarda resultado. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Contratado em março após a saída de Enderson Moreira, Guto iniciou o trabalho como treinador à distância por causa da paralisação do futebol. A liberação para os treinos das equipes cearenses passou a valer a partir desta segunda, sendo o Ceará o primeiro do Estado e do Nordeste a voltar.

Apesar da possibilidade de estar "in loco" no CT do Vovô, o técnico ainda não poderá comandar treinos dentro da normalidade. A retomada das atividades segue quatro fases, cada uma com 14 dias, previstas no protocolo de segurança.

Nas duas etapas iniciais, os treinamentos vão ser realizados com o menor contato possível entre atletas. Portanto, o treinador não comandará coletivos, nem fará ajustes táticos com todos os jogadores à disposição até a terceira fase, que antecede a volta dos jogos do Campeonato Cearense, projetada para meados de julho.

O Esportes O POVO apurou, entretanto, que Guto vai acompanhar os treinamentos físicos e técnicos individualizados dos jogadores nesta primeira fase de retomada. Após as atividades, o treinador participará de reuniões com toda a comissão técnica e terá acesso aos relatórios sobre os atletas, material que ele já vinha observando à distância. Além disso, o comandante poderá assistir as gravações dos treinamentos para que possa fazer alguma correção necessária.

Em entrevistas para o canal oficial do clube no Youtube, o treinador explicou quais as características de jogo vai buscar implementar no time. A ideia inicial do professor é montar a equipe no 4-2-3-1 com possibilidade de variação tática.

"Equipe que tenha qualidade na posse de bola, que proponha e controle a partida. Temos que ter jogadores que saibam jogar o jogo, saindo lá de trás de forma inteligente e sendo agressivos no último terço de campo", afirmou.

Mesmo sem ter comandado nenhum treino, Guto tem a vantagem de conhecer parte do elenco. São dez jogadores do atual time do Alvinegro que já trabalharam com o treinador: Eduardo, Bruno Pacheco, Klaus, Tiago Pagnussat, Charles, Fabinho, Ricardinho, Felipe Baxola, Vinicius e Bergson. A relação de proximidade pode trazer um ambiente de confiança mútua entre o elenco e o treinador.

"Todos eles, de alguma maneira, tiveram destaque nos trabalhos com a gente. A confiança vai ser passada aos seus companheiros, o que nos dá voto de crédito no primeiro momento", comentou.

EXTRA - OUÇA O ÚLTIMO EPISÓDIO DO FUTCAST:

Listen to "#96 - E as contratações? Mercado da bola pós-pandemia" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar