Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Saiba como o Ceará pode escapar do rebaixamento com a menor pontuação da história

Nenhum time na história recente do Brasileirão já escapou da degola com menos de 40 pontos; Ceará e Cruzeiro podem ser os primeiros
11:08 | Dez. 06, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Algo inédito pode estar prestes a acontecer na tabela do Brasileirão. Desde que o formato de pontos corridos com 20 equipes em disputa foi implantado em 2006, nenhuma equipe conseguiu escapar do rebaixamento com menos de 40 pontos. Dependendo dos resultados da 38ª rodada, Ceará e Cruzeiro podem estar prestes a concretizar esse “feito”.

As combinações para o Vovô garantir sua presença na Série A em 2020 são simples. Com 38 pontos, dois acima da Raposa, que tem três vitórias a menos, a equipe só será obrigada a vencer o Botafogo no Nilton Santos no domingo, às 16 horas, se o seu concorrente direto vencer o Palmeiras no Mineirão, em jogo disputado no mesmo dia e horário.

Assim, o Ceará pode até somar 41 pontos e ganhar do Fogão, mas 39 pontos é o “corte mínimo” para que a equipe não caia para a segunda divisão. Para o Cruzeiro, a situação é mais dramática, já que os 39 pontos são o teto que os mineiros podem alcançar. Mesmo vencendo, os cruzeirenses têm que torcer para uma derrota do Vovô no Rio de Janeiro para conseguirem a permanência com apenas um ponto de diferença para os alvinegros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, o Alvinegro pode até perder para o Botafogo, terminar o campeonato com 38 pontos e mesmo assim não ser rebaixado. Basta que o Cruzeiro não ganhe do Palmeiras. Assim, estaria concretizada a menor pontuação de um time que escapou do Z4 na história moderna da Série A.

A menor pontuação de um time que ficou logo acima da zona de rebaixamento foi registrada em 2014, quando o Palmeiras conseguiu sua permanência na última rodada. O alviverde ainda contou com uma ajuda do Santos, que venceu o Vitória, primeiro time do Z4, com gol de Thiago Ribeiro no Barradão. Uma vitória dos baianos colocaria a equipe paulista na segunda divisão pela terceira vez na história.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar