PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará vence Fortaleza e se classifica para semifinal da Copa do Nordeste sub-20

Eduardo e Rafael Carvalheira construíram o triunfo por 2 a 0 já no primeiro tempo, no estádio Presidente Vargas

19:12 | 16/11/2019
Ceará contou com boa atuação do seu sistema defensivo para superar o rival no Nordestão
Ceará contou com boa atuação do seu sistema defensivo para superar o rival no Nordestão (Foto: Ronaldo Oliveira/Ceará SC)

O Ceará conquistou a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste sub-20 após bater o Fortaleza por 2 a 0 no Clássico-Rei neste sábado, 16, no estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Vovô se isolou na liderança do Grupo F e aguarda os resultados do Grupo E para conhecer seu adversário na próxima fase.

O atacante Eduardo abriu o placar e o meia Rafael Carvalheira ampliou ainda no primeiro tempo. Na próxima rodada, os cearenses só cumprem tabela. O Ceará encara o Marília-MA na Cidade Vozão, em Itaitinga. Eliminado antecipadamente, o Fortaleza viaja para enfrentar o River-PI no Albertão em Teresina.

Mesmo eliminado, quem impôs o ritmo de jogos nos minutos iniciais foi o Fortaleza. Mais incisiva, a equipe tricolor chegava bem com o ponta-direita Oliveira, que até chegou a balançar as redes aos sete minutos, mas em posição irregular. O Ceará demorou um pouco para equilibrar as ações, colocar a bola no chão e trocar passes.

Com mais calma, o Alvinegro construiu jogadas até abrir o placar aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio, Eduardo aproveitou sobra no primeiro pau e finalizou sozinho, de perna direita. Foi o segundo gol do atacante na competição, e também seu segundo tento sobre o rival neste Nordestão.

O Fortaleza quase igualou o placar na bola parada. Em cobrança de falta, o artilheiro Gustavo Coutinho finalizou em cima da defesa alvinegra, desperdiçando boa chance. O Ceará também teve ótima oportunidade com Rafael Carvalheira. O meia achou um espaço e chutou de fora da área, obrigando o goleiro Hugo a fazer ótima defesa.

Aos 30 minutos, Coutinho perdeu outra ótima chance. Em contra-ataque rápido, Oliveira achou o camisa 9 livre na área. Ele finalizou, mas o zagueiro Gabriel Lacerda tirou em cima da linha. O placar seria ampliado novamente pouco depois, aos 34 minutos, em jogadaça do volante Lucas Bessa, que deu ótimo lançamento para Rafael Carvalheira bater cruzado, com força. Foi o terceiro gol do camisa 10, que se isolou como o artilheiro do Vovô no Nordestão sub-20.

Na segunda etapa, o Fortaleza continuou propondo o jogo e pressionando o rival. Em uma das chegadas do Leão, Oliveira recebeu e tentou bater colocado, mas finalizou de mau jeito e a bola foi parar nas mãos do goleiro André Luiz. O volume de jogo tricolor começou a ficar mais significativo conforme os contra-ataques foram sendo conectados, mas nada de bola na rede.

Enquanto isso, deslocado para a ponta esquerda, o camisa 9 Cristiano foi o jogador mais inteligente do Ceará, dando bons passes para seus companheiros e criando boas jogadas. Mas a melhor chance veio só aos 23 minutos, quando Paulo Victor errou o tempo de bola ao tentar cabecear em frente ao gol aberto.

O jogo prosseguiu sem grandes chances até os 33 minutos. Após cruzamento na área, André Luiz saiu mal e a bola sobrou para Léo, que chutou para o gol. Bem colocado, o zagueiro Alan Uchôa, um dos destaques da partida, tirou em cima da linha e salvou o Vovô. Criando bastante, o Fortaleza continuou em cima, mesmo perdendo por dois gols de diferença, mas parou na boa atuação da defesa alvinegra e no baixo aproveitamento das suas finalizações. Restou ao Ceará apenas administrar o resultado para sair de campo com a vitória e com a classificação antecipada.