Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Via Instagram, Fabinho expressa revolta com injúria racial e indica local onde suspeito estava

17:31 | Out. 18, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante a partida entre Santos e Ceará nesta quinta-feira, 17, Fabinho, volante do Vovô, acabou sofrendo injúria racial. Ao menos um torcedor santista proferiu palavras preconceituosas com a raça do jogador, além de atos xenofóbicos. O jogador não ficou calado e se pronunciou via Instagram nesta sexta-feira, 18.

O atleta expressou por meio de um texto seu "sentimento de tristeza e revolta não contra o Santos, mas contra uma pessoa que foi muito infeliz em seus insultos". (O próximo trecho contém palavras pesadas). "Estou no futebol profissional há 14 anos e já vivi diferentes circunstâncias que fazem parte do futebol. Mas ser xingado de 'negão, vagabundo, enfia o dedo no c* desse negão' (...) e ainda menosprezar a cultura nordestina, isso é ainda pior", escreveu Fabinho.

O volante ainda reforçou que em pleno século XXI "uma atitude dessa não tem cabimento". Contando um pouco de sua história, Fabinho também citou que tem esposa e filha nordestinas, além de dizer que "representa um dos maiores clubes" da região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Galhardo denuncia injúria racial e xenofobia por parte da torcida santista

STJD deve investigar caso de racismo em jogo entre Santos e Ceará

Na mesma postagem, Fabinho ainda posta uma foto marcando o local onde o torcedor estava. "À esquerda do nosso banco de reservas", escreveu. Ele torce para que a identificação da pessoa seja feita e que ela "arque com as consequências de seus atos".

Ao final do texto, o jogador do Ceará ainda lembra que a história santista muitos ídolos negros. Para citar alguns: Coutinho, Robinho, Neymar e, claro, Pelé, considerado por muitos o maior jogador do futebol mundial.

Confira a nota completa de Fabinho:

"Venho expressar meu sentimento de tristeza e revolta não contra o Santos e os demais torcedores santistas, mas sim contra uma pessoa que foi muito infeliz em seus insultos, como foi presenciado (e contado) pelo Thiago Galhardo a Alina Nastari e seus companheiros de transmissão.

Estou no futebol profissional há 14 anos e já vivi diferentes circunstâncias que fazem parte do futebol. Todas as vezes que um time joga fora de casa é normal os torcedores dos times rivais nos provocarem, tentar nos intimidar, tirar nosso foco, tudo isso é normal, embora alguns ainda passem do ponto. Mas ser xingado de "negão, vagabundo, enfia o dedo no c* desse negão", isso não é normal. Eu sou chamado de negão por amigos, mas com uma intenção totalmente diferente desse cara que diz ser torcedor.

E ainda menosprezar a cultura nordestina, isso é pior ainda. Sou marido de uma nordestina, pai de uma nordestina e tenho amigos nordestinos. Represento dando a vida em campo um dos maiores clubes do Nordeste e não aceito como normal uma atitude como essa com o povo guerreiro do Nordeste. Inadmissível isso. Não tem cabimento em pleno Século XXI uma atitude como essa de racismo e xenofobia, isso não cabe mais no meio do esporte, assim como em todas as outras áreas do nosso país, e ainda mais em um esporte de tamanha grandeza como o futebol.

Um esporte que tem uma grande influência na vida de muitas crianças jovens e adolescentes. Somos conhecidos como o País do futebol, uma paixão imensurável pelo povo brasileiro, onde atitudes como essas merecem as suas devidas atenções. Espero que os órgãos responsáveis por este tipo de atitude encontrem esse cara e que ele arque com as consequências dos seus atos. Espero que o próprio torcedor santista ajude a identificar esse cara que com uma atitude não representou a torcida e o clube Santos FC, onde seus maiores ídolos são negros! Para uma melhor identificação, esse cara estava sentado do lado esquerdo no nosso banco de reservas assim como estou sinalizando na foto postada. Agradeço a todos pelas mensagens. Estamos juntos!"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar