Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará é a segunda equipe do Brasileirão que mais mantém a posse de bola no campo ofensivo

No fundamento, Alvinegro de Porangabuçu só perde para o Flamengo, melhor ataque da competição
09:59 | Out. 08, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará vive um dilema neste Brasileirão que o torcedor já deve estar cansado de ver (e ouvir). Com bastante domínio, a equipe ataca os seus adversários e finaliza, em média, 12 vezes por partida, mas não consegue marcar gols. Esse volume de jogo é bem representado por uma análise feita pelo site Footstats, especializado nos números do futebol.

O Alvinegro é o segundo time da Série A com mais presença no campo de ataque. Cerca de 29% da posse de bola total da equipe é concentrada no “terço final do campo”, onde ocorrem as principais ações ofensivas. No Brasileirão, o Vovô só perde para o Flamengo nesse fundamento. Melhor ataque da competição, os rubro-negros tem 31% da sua posse no ataque. Completando o “G4”, estão Santos e Grêmio, terceiro e quarto melhores ataques, respectivamente, também com 29%.

Nos cinco jogos em que mais finalizou nesta Série A (contra Goiás - no segundo turno -, Botafogo, CSA - no segundo turno -, Bahia e Vasco) o Ceará não fez gol em nenhum. Em todos eles, a posse de bola no campo de ataque só foi abaixo da média da equipe no campeonato inteiro em um deles, contra o Vasco: 43%, 43%, 43%, 31% e 19%, respectivamente. É importante lembrar, também, que o Alvinegro não venceu nenhuma dessas partidas, mesmo com um volume de jogo significativo tanto ataque quanto em finalizações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O próximo compromisso do Ceará no Brasileirão é justamente contra uma das equipes que mais mantêm a posse no campo ofensivo. O Vovô viaja para Caxias do Sul para encarar o Grêmio, na quarta-feira, 9, às 21 horas. Será o segundo jogo de Adílson Batista no comando técnico alvinegro. Fica a expectativa para conferir qual atitude a equipe deve tomar jogando fora de casa com o seu recém-chegado treinador.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar