Participamos do

Comissão de Arbitragem da CBF informa que gols do Ceará sobre o América-MG foram irregulares

10:45 | Mai. 17, 2018
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que os dois gols do Ceará no duelo contra o América-MG, terminado empatado em 2 a 2, foram irregulares. O embate ocorreu nesta segunda-feira, 14, na Arena Castelão, pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.  

 
Conforme o boletim da entidade divulgado nesta quarta-feira (16), o primeiro tento do Vovô - anotado quando o placar marcava 2 a 0 para o Coelho - teve participação de Wescley, impedido após o cabeceio do atacante Élton, e portanto deveria ter sido anulado. O confronto foi comandado pelo árbitro goiano Eduardo Tomáz de Aquino Valadão com Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha como assistentes.
 
%2b Técnico do Ceará lamenta empate diante do América-MG e comenta vaia da torcida
 
"Ao analisarmos o vídeo notamos que o atacante (Wescley) chega a colar o pé para disputar e retira configurando a infração de interferência ao adversário por disputar e por ação e impacto", relata o comunicado.
 
Do mesmo modo, o pênalti sofrido por Élton aos 45 minutos do segundo tempo e convertido por Pio, dando números iguais à partida, conforme a nota, também foi irregular. A comissão destacou três pontos para explicar o porquê a marcação do penal foi errônea.
 
"Há uma disputa entre defensor e atacante, na qual o atacante joga de forma perigosa e árbitro nada marca. 2) Na sequência temos outra situação uma situação de disputa de bola entre atacante e defensor e árbitro aplica a vantagem. 3) Companheiro do atacante beneficiado pela vantagem chuta a gol, concretizando a lei da vantagem. Árbitro se equivoca na leitura de jogo e marca tiro penal. Um árbitro somente pode voltar à decisão anterior a uma vantagem aplicada quando esta não se concretiza", diz a nota.
 
Com o resultado, o Alvinegro permaneceu na 19ª colocação da Série A com 3 pontos conquistados, já o América-MG está na 10ª posição com 7 pontos ganhos.
 
4ª rodada da Série A
 
A Comissão também se manifestou sobre outro jogo, o duelo contra o Corinthians-SP, pela 4ª rodada da Série A, marcado pelo golaço de Wescley que abriu o marcador e terminou em 1 a 1. Ali, a Comissão de Arbitragem da CBF entendeu que o meia do Ceará, Richardson, fez falta no atacante do time paulista, Pedrinho, dentro da área e o árbitro Sávio Pereira Sampaio deveria ter marcado o penal. Diz o relatório:"Árbitro se equivoca ao interpretar que o jogador atacante simula uma falta, ao analisarmos o vídeo nota-se que o jogador defensor ao disputar a bola pisa na ponta do pé de seu adversário cometendo uma infração imprudente dentro de sua área penal".

 

Ceará prejudicado na Copa do Nordeste

As partidas recentes do Ceará têm mostrado erros de arbitragem também contra o Alvinegro. Diante do CRB, na semana passada, dia 10 de maio, o time comandado por Marcelo Chamusca foi bastante prejudicado no empate por 3 a 3, em Maceió, jogo de ida das quartas de final do Nordestão 2018. No começo do segundo tempo, o jogador Luiz Otávio fez um gol regular, mas foi mal anulado pela arbitragem, que alegou impedimento, lance que tinha grande potencial para mudar o resultado do confronto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

VEJA MAIS: CEARÁ - OS ERROS DO ALVINEGRO NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #15

[VIDEO1] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente