Participamos do

Portador de uma doença rara, torcedor do São Paulo vive a expectativa de acompanhar partida do time no Castelão

17:45 | Abr. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O confronto entre Ceará e São Paulo acontece neste domingo, 22, às 16h, na Arena Castelão. Francisco Wilker, que sensibilizou as redes sociais ao demonstrar o desejo de assistir ao jogo do time do coração, vive a expectativa de acompanhar o confronto no estádio. Ele pediu ajuda nas redes sociais, pois tem um problema de saúde e depende de um respirador artificial, que necessita estar ligado em uma fonte de energia.

A diretoria do tricolor paulista entrou em contato com ele nessa terça, 17, confirmando que o levará para partida de domingo, porém, não revelou os detalhes de como será a programação para o dia. O departamento de marketing do alvinegro garantiu estar trabalhando para realizar o desejo do torcedor.

Ele é portador de uma patologia rara chamada Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Essa doença é caracterizada por fraqueza, perda progressiva da função do músculo e pseudo-hipertrofia (aumento de volume do músculo devido à infiltração de gordura e fibras de tecido conjuntivo).

Em novembro de 2014, Wilker fez uma cirurgia para retirar a vesícula. Ele foi alertado sobre os riscos de realizar o procedimento. Ao retornar da operação, não conseguiu mais respirar sem ajuda dos aparelhos. A solução foi fazer uma traqueostomia, intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia para a colocação de um tubo para a passagem de ar.

O cearense sempre foi torcedor do time paulista. A admiração começou nos anos 2000 pela história do clube e alguns atletas que por lá passaram, como é o caso de Telê Santana, Muricy Ramalho e Rogério Ceni. Apesar de não torcer por nenhuma equipe do Estado, ele manifestou uma preferência pelo tricolor: “Confesso que tenho uma admiração pelo Fortaleza por causa do Ceni, mas gostaria de ver os dois clubes (Leão e Vovô) juntos na primeira divisão”, disse.

A última vez em que Wilker assistiu a uma partida do São Paulo no estádio foi em 2011, na 5ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o São Paulo derrotou o Ceará por 2 a 0, no presidente Vargas, com gols de Marlos e Lucas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente