PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Copa do Brasil: Nordeste emplaca o maior número de times nas oitavas de final na história

ABC-RN, Bahia, CRB, Fortaleza, Juazeirense-BA e Vitória são os representantes da região na próxima etapa da competição nacional

11:25 | 11/06/2021
O Fortaleza será um dos clubes que representarão o Nordeste nas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
O Fortaleza será um dos clubes que representarão o Nordeste nas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

O fim parcial da terceira fase da Copa do Brasil mostrou a força do futebol nordestino. A região colocou seis equipes nas oitavas de final da competição. ABC-RN, Bahia, CRB, Fortaleza, Juazeirense-BA e Vitória são os times classificados para a próxima fase do torneio. É o maior número de representantes que o Nordeste colocou nas oitavas de final na história.

Desde a primeira realização em 1989, a Copa do Brasil nunca teve seis clubes do Nordeste nas oitavas de final. Em 1992, 1994 e 2009, a região conseguiu emplacar cinco times nesta etapa da competição. Outros bons anos para os nordestinos foram os de 1989, 1990, 1991, 1993, 2001, 2003, 2005, 2011 e 2014, em que tiveram quatro equipes nesta fase.

Na terceira fase da Copa do Brasil 2021, somente o Clássico-Rei daria uma vaga garantida ao Nordeste. Entre os favoritos, só o Bahia tinha esse status em seu confronto contra o Vila Nova. A vitória do ABC sobre a Chapecoense, o CRB batendo o atual campeão Palmeiras, o Vitória derrotando o Inter no Beira-Rio, e a Juazeirense eliminando o Cruzeiro, foram as boas surpresas para a região.

Dentre os oito clubes nordestinos que chegaram na terceira fase, somente dois foram eliminados. O Ceará, que era inevitável ter um nordestino eliminado pois enfrentou o rival Fortaleza, e o 4 de Julho que, apesar de vencer o primeiro jogo por 3 a 2, foi goleado pelo São Paulo por 9 a 1.

Com seis representantes, o Nordeste foi a região nacional com mais clubes nas oitavas de final em 2021.O Sudeste teve cinco times (Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Santos e Vasco), o Sul colocou três (Athletico-PR, Criciúma e Grêmio) e o Centro-Oeste um (Atlético-GO).

Faltando o classificado de um confronto, Flamengo e Coritiba, o sorteio que decidirá os próximos adversários na Copa do Brasil ainda não foi divulgado. A partir das oitavas de final não serão mais realizados sorteios e os clubes seguirão os caminhos pré-definidos até a final.