PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Fifa aumenta de três para cinco o número de substituições possíveis em uma partida

Entidade máxima do futebol entende que haverá um desgaste físico maior em maratona de jogos após a pandemia

Vinícius França
11:08 | 08/05/2020
Fifa anunciou mudança temporária na regra do futebol
Fifa anunciou mudança temporária na regra do futebol (Foto: Reprodução)

A FIFA anunciou nesta sexta-feira, 8, uma mudança importante, mas temporária, na regra de substituições do futebol. O Conselho Internacional da Associação de Futebol Americano (IFAB), órgão que regula as regras do esporte, aprovou que o número de alterações que possa ser feito em uma partida aumente de três para cinco. A mudança vai até o dia 31 de dezembro deste ano.

A mudança no regulamento se dá por conta do possível desgaste físico de uma maratona de jogos pós-pandemia do coronavírus. Como o calendário do futebol mundial deve ser “achatado” para que mais partidas aconteçam em um curto período de tempo, a expectativa é que os atletas acabem se cansando mais de um jogo para outro.

Para não acabar prejudicando o ritmo do jogo, porém, cada equipe só poderá parar o jogo três vezes para fazer as substituições. Sem contar, claro, as alterações feitas durante o intervalo. A aprovação da mudança no regulamento por parte do IFAB, porém, não significa que todos os campeonatos do mundo adotarão a regra, ficando a critério das ligas e das federações locais.