Participamos do

Alemanha, Suécia, Hungria, Portugal e Croácia vão retomar futebol: veja situação de cada país

Ligas e federações locais contam com o aval das autoridades, mas já planejam retomadas para os meses de maio e junho
12:55 | Mai. 06, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Alemanha (+ 167 mil casos confirmados, 6.993 mortes)

O futebol alemão já está bem encaminhado para voltar. As principais autoridades esportivas regionais conseguiram o aval da primeira-ministra Angela Merkel para que a Bundesliga volte a acontecer. A data ainda deve ser definida, mas o que se sabe é que as primeiras e segundas divisões nacionais serão retomadas para “limitar o dano econômico” causado pela pandemia do coronavírus. Antes da bola voltar a rolar, o Bayern de Munique liderava o torneio, com 73 pontos.

A decisão deve ser divulgada nesta quinta-feira, 6, em videoconferência entre a chanceler e os chefes esportivos da Alemanha. Até a bola voltar a rolar, deve haver um período de duas semanas de confinamento. Caso a Bundesliga realmente retorne, será a primeira das cinco grandes ligas europeias a serem retomadas. A França, que também está inserida nesse grupo, cancelou a sua temporada nacional definitivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Croácia (2.112 casos confirmados, 83 mortes)

Presidida pelo ex-craque Davon Suker, artilheiro da Copa do Mundo de 1998, a Federação Croata planeja retomar a Taça da Croácia no dia 30 de maio, com portões fechados. A competição parou com a conclusão da fase de quartas de final, que classificou Rijeka, Slaven Belupo, Osijek e Lokomotiv Zagreb para as semis.

Já o Campeonato Croata tem previsão de volta marcada para junho. Apesar do otimismo, Suker garante que vai esperar as resoluções das autoridades sanitárias para tomar qualquer outra decisão relacionada à volta do futebol no país do Leste Europeu. As ligas inferiores à primeira divisão da Croácia não serão retomadas. Na elite, o Dínamo Zagreb liderava o campeonato com 18 pontos de vantagem para o Rijeka, segundo colocado.

Portugal (25.702 casos confirmados, 1074 mortes)

O futebol em Portugal será disputado durante exatamente oito semanas. É o tempo calculado pela Federação Portuguesa para que sejam disputadas a final da Taça de Portugal e as últimas dez rodadas do Campeonato Português. Essas sãs as únicas competições com previsão de volta, excluindo as divisões de acesso e os campeonatos femininos e amadores. Segundo o primeiro-ministro António Costa, a data prevista para a retomada da Liga NOS pode ser 30 ou 31 de maio.

O chanceler reiterou, porém, que qualquer planejamento está “sujeito à aprovação do protocolo sanitário apresentado pela Liga por parte da DGS (Direção-Geral da Saúde, o Ministério da Saúde dos portugueses)”. Ex-atacante do Fortaleza e atualmente no Boavista, Cassiano falou ao portal Zero Hora sobre a volta do futebol em Portugal: “Ficamos muito tempo sem tocar na bola, vai ser um momento novo pra todo mundo. Seria agora o momento em que estaríamos saindo de férias, e (agora) será o momento em que estaremos retornando aos gramados”.

O Campeonato Português foi encerrado com o Porto e Benfica disputando a liderança, com o primeiro tendo apenas um ponto de vantagem em relação ao segundo.

Suécia (23.216 casos confirmados, 2.854 mortes)

A Suécia também planeja a volta do futebol, mas com uma diferença determinante em relação aos outros países: a Federação nacional quer a primeira e segunda divisões nacionais com torcedores no estádio a partir de 14 de junho, contando com aval das autoridades. A medida é alinhada à abordagem que o próprio governo sueco tem feito em relação ao isolamento social, permitindo escolas e restaurantes funcionando normalmente.

Apesar de querer jogos com portões abertos, um comunicado no site da liga sueca afirma que eles estão “acompanhando os desenvolvimentos do coronavírus o tempo todo na sociedade como um todo e possíveis novas orientações das autoridades”. A temporada de futebol na Suécia deveria ter começado no mês de abril, mas foi naturalmente adiada. Segundo o site Trivela, embora o país seja mais brando em relação ao isolamento, a maioria da população decidiu seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hungria (3.111 casos confirmados, 373 mortes)

O Hungria, assim como a Croácia e Portugal, também quer retomar não só o campeonato nacional, mas também uma das suas copas. Em comunicado, a federação de futebol do país anunciou que a primeira divisão masculina do Campeonato Húngaro vai reiniciar entre os dias 26 e 30 de maio, com previsão de conclusão no fim de junho. Além disso, as semifinais da Copa da Hungria serão disputadas em 23 de maio.

Como medida de prevenção, os jogadores farão testes para o novo coronavírus duas vezes por semana ou antes de cada partida. O campeonato nacional foi paralisado com o Ferencváros, maior campeão nacional, liderando com três pontos de vantagem para o Videoton. Na copa nacional, Mezokovesd e MOL Fehervar, e Honved e MTK Budapest brigam por uma vaga na decisão.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar