Participamos do

Análise: Anderson Batatais vira a chave do Ferroviário e entrega resultado e desempenho

Técnico alavancou o aproveitamento do Ferrão, melhorou o ataque e a defesa e tem classificação para as semifinais do Campeonato Cearense bem encaminhadas
11:13 | Mar. 05, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem vê o Ferroviário na segunda colocação da segunda fase do Campeonato Cearense, confortável na zona de classificação com dez pontos, talvez não imaginaria que uma equipe que faz uma campanha tão sólida e regular sofreu com atuações pífias e risco de rebaixamento no início da temporada. Muitos nomes podem ser citados para elogiar a reação do Tubarão, que dá um ânimo maior para a campanha na Série C. Mas o técnico Anderson Batatais tem que ser colocado em uma prateleira especial.

O trabalho do treinador coral teve um dos seus principais resultados na noite dessa quarta-feira, 4, com a vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no Cearense. Vencer um adversário tão tecnicamente e financeiramente superior não pode ser encarado como uma obrigação do Ferrão. Mas quando acontece, é impossível não olhar com mais atenção para o desempenho da equipe, que teve uma virada de chave surpreendente sob o comando de Batatais.

O Ferroviário começou o ano com um elenco quase totalmente reformulado, montado por Zé Teodoro. Com a falta de resultados e um desempenho muito abaixo do que a torcida se acostumou nas últimas temporadas, o técnico logo foi demitido, com apenas 22% de aproveitamento, dois gols marcados e quatro gols sofridos, além de dois empates e uma derrota. A demissão precoce, com apenas três jogos oficiais, gerou um risco muito grande para o time da Barra, que poderia entrar na zona de rebaixamento para a Segundona Cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diretoria apostou alto em trazer Anderson Batatais, mas a escolha deu certo de uma maneira surpreendente. Até agora, foram seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O aproveitamento mais que triplicou, saltando para 74%. O ataque passou a funcionar, com o Ferrão marcando dez gols em nove jogos e sofrendo cinco. E o treinador que chegou com a missão de conseguir resultados, pouco a pouco também passou a entregar desempenho e boas atuações.

Isso foi demonstrado na vitória sobre o Fortaleza. Depois de três semanas de treino, sem jogos oficiais, Anderson Batatais buscou ajustar a equipe e, enfim, implementar a filosofia de trabalho. No que pese as chances perdidas pelo Leão e o gol contra de Quintero, o Tubarão carrega um grande mérito em sair de campo com o triunfo. Futebol não é analisado só no momento do gol, e sim nos 90 minutos. Durante esse tempo, o Ferrão se fechou bem, neutralizou muitas jogadas e até arriscou ampliar o placar em algumas oportunidades.

O Clássico das Cores não foi o único duelo em que o Ferroviário saiu invicto contra os grandes da Capital. Na primeira rodada da segunda fase, a equipe da Barra empatou com o Ceará em 1 a 1, levando gol aos 44 minutos do segundo tempo. O balde de água fria quase nos acréscimos parece ter servido de aprendizado ao elenco coral, que lutou para segurar a vitória diante do Fortaleza mesmo com as boas chegadas do adversário.

Agora, Anderson Batatais terá mais um bom período sem jogos para continuar preparando o elenco. O Ferrão só volta a campo no dia 15 de março, contra o Pacajus, e pode selar a classificação para as semifinais caso vença o Cacique do Vale do Caju. Algumas partidas a mais no calendário devem continuar dando ritmo de jogo aos atletas, que devem focar na Série C, prioridade da temporada. Com sequência de trabalho, manutenção dos bons resultados e reforços pontuais para a disputa da Terceirona, o Tubarão da Barra pode surpreender chegar como um dos favoritos ao acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar