PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Classificação, título e rebaixamento: projeções da última rodada do Campeonato Cearense

Competição estadual já tem um rebaixado, mas brigas pela vaga na Copa do Brasil e contra o rebaixamento ainda aquecem a última rodada

09:48 | 23/01/2020
Cearense chega ao fim da sua primeira fase no sábado
Cearense chega ao fim da sua primeira fase no sábado (Foto: Thais Mesquita)

Depois de apenas seis rodadas, a primeira fase do Campeonato Cearense chega ao fim no sábado, 25, com todos os jogos ocorrendo simultaneamente às 16 horas. Já com definição de um rebaixado, ainda falta definir quem será a outra equipe a cair para a Série B estadual, além de todos os classificados para a próxima fase, que terá a entrada de Ceará e Fortaleza, e o time que conseguirá a vaga na Copa do Brasil de 2021.

O estatístico e comentarista da Rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, calculou as projeções de cada time na última rodada, tanto para evitar a queda para a segunda divisão quanto para assegurar o título da primeira fase. No sábado, os confrontos serão Atlético-CE e Caucaia, Ferroviário e Barbalha, Floresta e Guarany de Sobral e Pacajus e Horizonte.

Copa do Brasil

Apenas dois times ainda brigam pela vaga na Copa do Brasil de 2021. Mais regulares do que as outras equipes, Guarany de Sobral e Barbalha, ambos com 14 pontos, torcem por um tropeço do adversário para se garantirem na competição nacional independente do resultado de seus jogos.

Se vencer, a Raposa dos Verdes Canaviais está praticamente classificada, torcendo apenas para que o Guarany não o ultrapasse em saldo de gols caso vença o Floresta. Se empatar, o time caririense torce para que o Cacique do Vale tropece. Em caso de derrota, o único jeito de conseguir a vaga na Copa do Brasil seria com uma vitória do time da Vila Manoel Sátiro sobre os sobralenses.

Para o Guarany, as condições são praticamente as mesmas. Só existe uma ressalva: empatando com o Floresta, o Cacique só conquista a vaga se o Barbalha perder.

Rebaixamento

As projeções começam a ficar mais diversas quando o assunto é a luta contra o rebaixamento. Apenas dois times caem para a segunda divisão estadual, e o Horizonte já se tornou uma delas. Quatro das oito equipes ainda correm risco de cair. O Caucaia é a que está mais confortável: pode jogar até por um empate para permanecer e avançar de fase, sendo rebaixado apenas se Pacajus e Floresta, juntos, vencerem.

A situação mais preocupante é a do Floresta, que está na zona de rebaixamento. O Verdão escapa da segunda divisão se vencer, mas se empatar, terá que torcer para Atlético ou Pacajus perderem, e se for derrotado no Raimundão, a Águia precisa ser goleada para ficar com saldo de gols menor do que o do time da Vila Manoel Sátiro.

As demais combinações podem ser vistas abaixo:

Contra o rebaixamento

Caucaia
Joga por empate ou vitória pra permanecer (avançar de fase)
Perdendo só cairá se Pacajus e Floresta vencerem

Pacajus
Vencendo escapa (passa de fase)
Empatando só cairá se Atlético e Floresta vencerem
Perdendo fica se Atlético perder ou Floresta não vencer¹

Atlético
Vencendo escapa (avança de fase)
Empatando fica se Pacajus perder ou Floresta não vencer
Perdendo fica se Floresta perder²

Floresta
Vencendo escapa (avança de fase)
Empatando só não cairá se Atlético perder ou Pacajus perder¹
Perdendo só não cairá se Atlético perder²

¹ Pacajus se for goleado poderá ser ultrapassado pelo Floresta no saldo (caso Floresta empate)
² Atlético se for goleado poderá ser ultrapassado pelo Floresta no saldo (caso Floresta perca)

Pela vaga na Copa do Brasil

Barbalha

Vencendo torce por tropeço do Guarany ou que o Guarany vencendo não ultrapasse no saldo
Empatando torce que o Guarany não vença
Perdendo torce para o Guarany perder desde que não passe no saldo

Guarany

O mesmo, com uma resalva que o Guarany empatando só ganha a vaga se o Barbalha perder